Skip to main content

Congresso das Comunicações debate mercado único europeu

Organização da APDC entre 8 e 10 de Outubro.

«Na minha perspectiva, é necessário avançar para a concretização deste objectivo da Estratégia de Lisboa, que é a criação do mercado único de comunicações», afirmou em Pedro de Sampaio Nunes, que este ano assume a presidência do congresso organizado anualmente pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Subordinado ao tema «Uma sociedade em rede e uma economia assente no conhecimento», o congresso vai reunir especialistas portugueses e estrangeiros do sector das comunicações, com o objectivo de discutir «questões relacionadas com os mercados, as infra-estruturas, os utilizadores e os conteúdos», tendo por base uma análise inicial de cenários futuros.

De acordo com o mesmo responsável, antigo secretário de Estado da Ciência e Inovação e actual director para as Energias Convencionais na Comissão Europeia, é necessário consciencializar os operadores de telecomunicações para a urgência da criação do mercado único, «de maneira a atingir as metas da Estratégia de Lisboa e a cumprir o Tratado da União Europeia».

«Além de um imperativo jurídico, é igualmente um imperativo económico», afirmou, acrescentando que o mercado único de comunicações é essencial para que a Europa consiga competir com a Ásia e os Estados Unidos neste domínio.

O congresso terá início com um debate intitulado «Setting the Scene», no qual especialistas internacionais «traçarão as linhas mestras que deverão marcar o futuro mais próximo deste sector», esclarece a APDC em comunicado. Segue-se a análise de temas como a cidadania e a segurança dos sistemas de informação, a evolução do mercado interno e a análise das tendências europeias na área das infra-estruturas e das ofertas integradas, entre outros.

O congresso termina com o debate sobre «o estado da Nação, onde os líderes dos grandes grupos nacionais das comunicações traçarão as suas estratégias de futuro face aos desafios levantados pelo mercado».

Em simultâneo com o congresso, a APDC organiza um «Business Lounge», com o objectivo de «proporcionar às empresas da área das tecnologias da informação e comunicação um espaço de relações públicas e de apresentação dos seus produtos e soluções para clientes profissionais». Podem participar todas as empresas do sector das comunicações, telecomunicações, correios, tecnologias da informação e média, entre operadores, fabricantes, prestadores de serviços e outros.