Consulta por SMS chega a Portugal
Segundo revela o «Jornal de Notícias», cerca de 380 médicos já aderiram a título particular ao serviço NetMed, cujo projecto inclui um site na Internet com mais de 3000 publicações de medicina. No entanto, é a funcionalidade vocacionada para as redes de comunicação móveis que desperta a curiosidade de tudo e todos. O médico pode, facilmente, aceder a uma base de dados através do envio de uma mensagem escrita e conhecer o historial clínico de um determinado doente que pretenda consultar. Trata-se de um registo médico que pode ser o próprio paciente a elaborar, através da inserção dos seus dados no referido site.
O software instalado no terminal do médico permite, ainda, aceder a uma lista completa de medicamentos com preços e comparticipações e com indicação dos genéricos correspondentes para uma melhor análise farmacológica feita pelo clínico no momento da prescrição.
No entanto, este sistema está a criar alguma polémica no seio do próprio executivo de Durão Barroso. É que a «Solução NetMed» é um produto da NetSaúde que, por sua vez, é dirigida por Nuno Delerue, militante do PSD. O ex-deputado da Nação e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD em 1995 ainda argumenta que, segundo cálculos simulados, «o Estado poupará mais de 30% em comparticipações», mas as vozes parecem ser mais do que as nozes, como se costuma dizer…