Leia também: O que esperar da Nokia durante o Mobile World Congress 2014, em Fevereiro?
Leia também: Sugestão Android: deixe uma mensagem útil no ecrã de bloqueio do seu smartphone
Na Coreia do Sul, tal como em Portugal, é muito frequente que um smartphone traga bloatware – ou aplicações dos operadores de telecomunicações, ou fabricante dos dispositivos – pré-instalado. Isto é algo que possivelmente não irá mudar tão cedo, mas que de acordo com novas linhas de orientação divulgadas online poderão passar a ser removíveis pelos utilizadores.
“A decisão pretende rectificar uma prática anormal que causa inconveniência aos utilizadores de smartphones e causa concorrência injusta entre os players de indústria”, avança online o ZDNet.
Preencher um dispositivo com uma quantidade grande de aplicações incapazes de ser removidas é prejudicial aos consumidores, e é uma das razões de queixa de muitos utilizadores de smartphones em todo o mundo. Uma dessas inconveniências resulta em menos espaço de armazenamento por aproveitar, uma situação especialmente incómoda em smartphones com espaço de armazenamento já por si muito limitado.
Poderíamos esperar uma decisão semelhante em Portugal durante os próximos anos? O que acham?
Nota:Recentemente fizemos referência a este assunto num artigo que ensina a desactivar – leia-se “adormecer” e não “desinstalar” – aplicações pré-instaladas em dispositivos Android. Podem saber mais sobre o assunto aqui!
Leia também: Kyocera Hydro Plus, um smartphone Android barato e à prova de água
Leia também: Apple iPad é o tablet mais popular para realizar compras online, diz ShopAlike.pt

Imagem:Ars Technica
Fonte: ZD Net