Crítica. Huawei Ascend G6
O que é possível tirar ao Huawei Ascend P6/P7 para o tornar num telemóvel mais barato? A resposta está na nossa review ao Huawei Ascend G6
- iOnline – Tecnologia
- 23/01/2015
- Android, Huawei, Mobile
*Artigo escrito originalmente para iOnline
*Artigo publicado originalmente a 7 de Julho de 2014
Huawei Ascend G6 – Preço
Foi em Maio de 2014 que o Huawei Ascend G6 chegou ao mercado português, onde se encontra actualmente disponível por valores próximos dos 200 euros (199,90€), nas principais cadeias de retalho. Este valor é relativo à versão livre de operador.
O Huawei Ascend G6 é talvez comparável a uma versão mais despida do Huawei Ascend P6 ou P7, mas mais acessível – o que é uma coisa boa.
Huawei Ascend G6 – Características
• Android 4.3
• Ecrã IPS de 4,5 polegadas (540 x 940)
• 4 GB de espaço de armazenamento
• Suporte para expansão de memória
• 1 GB de RAM
• Câmara digital 8 MP (autofocagem, flash LED, filma em HD)
• Quad-core de 1.2 GHz
Huawei Ascend G6 Review
Pelo valor a que está associado, o Huawei Ascend G6 apresenta-se definitivamente como um smartphone de gama média, onde compete contra concorrentes populares como o Motorola Moto G, ou o Nokia Lumia 635.
[relacionadas_esquerda]O seu trunfo, contudo, está na diferenciação – o Huawei Ascend G6 apresenta um design muito apelativo para o segmento de mercado onde concorre, além de uma câmara digital de 8 MP (neste campeonato a concorrência tende a ficar-se pelos 5 MP). A própria Huawei admitiu, quando introduziu o Ascend G6 em Portugal, que o seu principal foco iria para a fotografia e a partilha em redes sociais.
Foi uma aposta inteligente: além de disponibilizar uma câmara digital com uma qualidade pouco comum para esta gama de aparelhos, a Huawei também não descartou componentes essenciais como a presença de um flash LED, para permitir a sua utilização em ambientes pouco luminosos.
[relacionadas_esquerda]
Aos 8 MP somam-se diversas opções de fotografia, sobretudo associadas à câmara frontal de 5 MP (para quem não conseguir passar um dia sem tirar ‘selfies’): controlar a fotografia espontânea, reconhecimento automático de rostos e opções de auto-embelezamento. Existe igualmente uma funcionalidade, chamada Foto Áudio, onde podemos associar clipes de áudio (a duração máxima é de 10 segundos) a fotografias tiradas por nós.
O Huawei Ascend G6 também não aparenta pertencer apenas ao segmento médio – o seu design vai buscar inspiração aos topos-de-gama da empresa (Huawei Ascend P6 e P7), e culmina num aparelho fino, leve e compacto.
Huawei Ascend G6 Review. Desempenho que não desilude
O desempenho do Huawei Ascend G6 foi surpreendentemente bom durante o período em que o utilizámos. Embora fique atrás do Moto G em termos de software (o Huawei Ascend G6 corre Android 4.3, contra o Android KitKat do Moto G), o telefone chinês conseguiu dar bom uso ao gigabyte de memória RAM com que vem equipado – isto manifestou-se num bom desempenho em jogos e aplicações, e não houve nenhuma ocasião onde a sua performance tenha deixado algo a desejar.
Este pormenor será, claro, temporário – à medida que formos ocupando o espaço de armazenamento do telefone, e deixando cada vez mais aplicações a correr no background, a performance irá provavelmente sofrer pela limitação dos seus recursos.
Huawei Ascend G6 Review: Conclusões
O Huawei Ascend G6 é talvez a proposta mais interessante que vimos em 2014 da parte da Huawei. A empresa chinesa parece ter entendido que deve procurar distanciar-se da concorrência e oferecer algo mais aos consumidores se quiser ser bem sucedida contra a sua numerosa concorrência, e o resultado é um smartphone de média gama que transmite uma experiência bem mais premium do que alguns topos-de-gama actuais.
A câmara digital é definitivamente uma descoberta pouco comum para esta modalidade de preço, além de oferecer um bom desempenho aliado a uma autonomia de bateria razoável.