Cuidados a ter com os telemóveis e computadores no tempo quente

Fonte: unsplash Os circuitos que se encontram nos telemóveis e computadores (e outros aparelhos eletrónicos) funcionam melhor em temperaturas mais baixas.Usar dispositivos eletrónicos por muito tempo quando as temperaturas estão elevadas pode danificar os mesmos ou até reduzir o seu tempo de vida. Já para não falar que o seu desempenho cai nessas condições.Para saber […]

Fonte: unsplash

Os circuitos que se encontram nos telemóveis e computadores (e outros aparelhos eletrónicos) funcionam melhor em temperaturas mais baixas.
Usar dispositivos eletrónicos por muito tempo quando as temperaturas estão elevadas pode danificar os mesmos ou até reduzir o seu tempo de vida. Já para não falar que o seu desempenho cai nessas condições.
Para saber mais sobre este assunto, pode ler o conteúdo da Element 5, em inglês.
Mas então como pode proteger os seus dispositivos eletrónicos durante o verão? Deve limitar o seu uso? Nós damos algumas dicas que o podem ajudar a proteger os aparelhos no tempo quente e ainda a melhorar o seu desempenho.

3 cuidados a ter com o telemóvel no verão

1. Sim, os smartphones também têm de apanhar ar

Sempre que possível, o telemóvel deve estar num espaço onde haja circulação de ar. Por exemplo, em cima da toalha da praia ou na mesa do café, desde que em ambos os casos o telemóvel fique à sombra.
Existe muito a ideia de que o telemóvel fica melhor na carteira ou mochila, mas nem sempre é a melhor opção, principalmente se a temperatura for muito elevada. Aliás, dependendo da temperatura que se encontra no exterior, pode ser uma boa ideia desligar o telemóvel, principalmente se o colocar na mala ou mochila.

2. Dê uma pausa a algumas funcionalidades do telemóvel

Quanto menos funcionalidades estiverem a correr em segundo plano, melhor para a temperatura do seu telemóvel. Isto é ainda mais importante se a temperatura exterior estiver muito elevada.
Não use Bluetooth, GPS ou internet (se for possível) e evite jogar, usar a câmera ou mesmo ver vídeos no Youtube ou em qualquer rede social. Aliás, se a temperatura exterior for muito elevada, use o telemóvel para o mínimo.
E, claro, tenha sempre espaço de armazenamento no telemóvel e desligue quaisquer animações que o smartphone possa ter em funcionamento. Porque não fazer uma limpeza completa ao telemóvel? Remova aplicações que já não usa e elimine ficheiros antigos.

3. Cuidado com as capas dos telemóveis

Sabia que no verão o melhor é não usar capas no telemóvel? Esta dica é ainda mais importante se tiver uma capa que não seja perfeita para o seu dispositivo e que tape alguns dos orifícios do mesmo.
Mas se quiser ter capa de qualquer modo, compre uma que seja perfeita para o dispositivo.

3 cuidados a ter com o computador no verão

1. Faça uma limpeza ao computador

No caso dos computadores, faça uma limpeza antes do tempo quente começar ou leve o computador a um técnico para que a limpeza seja feita em segurança.
Os computadores costumam acumular pó no seu interior, o que afeta não só o desempenho, mas também o aquecimento. Quando os computadores têm problemas de aquecimento, a causa costuma ser a falta de limpeza.
E, claro, faça uma limpeza interior para libertar espaço, use apenas softwares compatíveis com as especificações do computador e tenha um antivírus instalado. Estas dicas também vão melhorar o desempenho do computador.

2. Use coolers

Os computadores já têm coolers instalados, mas, por vezes, não são suficientes. Se o computador estiver num local arejado e mesmo assim continuar a aquecer, adicione mais algumas coolers ou faça um upgrade às existentes.
E se usar um portátil? Nesse caso compre uma base com ventoinhas que deve usar sempre que estiver no computador. É um excelente apoio em qualquer altura, mas principalmente no tempo quente.

3. Se possível, use o computador em espaços frescos (ou horas mais frescas)

Por último, use o computador em espaços frescos sempre que possível. No verão, tente usá-lo no início do dia ou mais ao final do dia, quando a temperatura estiver mais baixa. Não se esqueça de arejar o espaço.

E, claro, evite usar estes aparelhos no exterior, onde a luz entra em contacto direto com os mesmos.