Skip to main content

Cumprir prazos é determinante para sucesso de startups

Imagem: Freepik Conheça as etapas e os processos para tirar uma ideia inovadora do papel e transformá-la em negócio. O mercado brasileiro de startups está aberto à expansão. Com um total de 11,5 mil empresas ativas no país, segundo levantamento realizado em 2022 pela Cortex, a expectativa do setor é que novos projetos inovadores possam […]

Imagem: Freepik

Conheça as etapas e os processos para tirar uma ideia inovadora do papel e transformá-la em negócio.

O mercado brasileiro de startups está aberto à expansão. Com um total de 11,5 mil empresas ativas no país, segundo levantamento realizado em 2022 pela Cortex, a expectativa do setor é que novos projetos inovadores possam ser tirados do papel. Para isso, os futuros empreendedores devem estar atentos às oportunidades e, também, aos desafios desse tipo de projeto.

Startup é o termo usado para se referir às empresas de base tecnológica que estão em fase inicial e apresentam uma proposta de negócio inovadora, com potencial para ser escalável. No Brasil, o setor de educação é o que mais tem oportunizado a criação desse tipo de empreendimento.

As edtechs, como são chamadas as startups que oferecem soluções tecnológicas para a área educacional, correspondem a 14,5% dos negócios existentes no país, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Em seguida estão os setores financeiro (9,1%), de saúde e bem-estar (8,9%), de desenvolvimento de software (6,7%) e o varejo (5,1%).

Ainda de acordo com a ABStartups, a maioria das startups (53%) está localizada na região Sudeste do país. A distribuição entre as outras localidades é de 23,6% no Sul; 13,1% no Nordeste; 5,1% no Centro-Oeste; e 5% no Norte.

No recorte por cidades, São Paulo concentra a maior parcela dos negócios, 23%. Na sequência estão Curitiba (4,7%), Rio de Janeiro (4,5%), Belo Horizonte (4%), Florianópolis (3,9%), Salvador (2,5%), Fortaleza (2,3%), Porto Alegre (2,3%), Brasília (1,6%), Manaus (1,5%) e Ribeirão Preto (1,5%).

O mapeamento por localidade e segmento é uma das formas de identificar oportunidades, mas os empreendedores também devem conhecer as etapas para a abertura de uma startup.

Cronologia de uma startup

Abrir uma startup é colocar em prática um grande projeto, por isso, é necessário conhecer cada fase e processo desta empreitada. Como todo projeto, será necessário realizar uma boa gestão.

Fazer a linha do tempo do projeto de abertura da startup é um método para nortear todas as etapas e os prazos, a fim de garantir que o objetivo final seja alcançado. A ferramenta permite visualizar todo o caminho que será percorrido entre a ideia e a concretização.

Na prática, as datas importantes são exibidas em ordem cronológica para orientar o trabalho da equipe e a evolução dos processos de cada fase do projeto. O cumprimento dos prazos estabelecidos é o ponto-chave para que a startup saia do papel, ingresse no mercado e explore o seu potencial de crescimento.

O Sebrae de Minas Gerais explica que, para a criação de uma startup, primeiramente, é preciso ter uma ideia inovadora. A partir dela, será desenvolvido um protótipo. Em seguida, o empreendedor deverá validar a solução criada junto ao mercado.

Feito isso, é hora de ir em busca de parceiros, sócios e capital humano. Também será preciso captar recursos financeiros. Depois de seguir esses processos, a startup estará pronta para crescer.

Criação deve seguir cinco fases

Para visualizar melhor todo o processo, a Abstartups divide o processo de abertura, desenvolvimento e criação das startups em cinco fases: ideação, validação, operação, tração e escala.

A ideação é o momento de lapidar a ideia inovadora, pensando em quem será o público-alvo, como explicar a solução criada, qual será o modelo de negócio. A validação consiste em verificar a viabilidade da empresa no mercado. Já a operação é quando a startup inicia as atividades.

A fase de tração é considerada o período de maturação da empresa, em que ela está aberta a receber investimentos. Nessa etapa, o modelo de negócios deve estar bem estruturado para atrair potenciais investidores. A escala é o momento em que a empresa está consolidada no mercado, vivendo o período de crescimento de 20% em três anos consecutivos.

Desafios

O Sebrae de Minas Gerais destaca que, no percurso para a abertura de uma startup, há vários desafios econômicos, como a alta carga tributária, os juros elevados e as dificuldades para a tomada de crédito. A falta de qualificação em áreas de conhecimento específico como finanças, marketing e gestão de pessoas também podem ser obstáculos para o empreendedor.

Por isso, a orientação do Sebrae é buscar conhecimento na área do empreendedorismo, recrutar uma equipe de profissionais capacitados nos setores da empresa e buscar parcerias para garantir o sucesso do novo negócio.