Cybermoving é hoje apresentado

Projecto do Inst. Pedro Nunes e Vodafone.

A FIL, no Parque das Nações, recebe hoje de manhã uma demonstração do Cybermoving, integrada na mostra de tecnologia Por TI 2007, uma iniciativa da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Este projecto tem por objectivo a promoção de dispositivos de apoio à mobilidade sustentável para ambiente urbano, designadamente de sistemas de transporte alternativos sem condutor baseados em energias renováveis.

O Cybermoving, que faz lembrar os pequenos veículos usados por exemplo no golf, pode ser usado para transporte de pessoas entre parques periféricos e locais de trabalho, para transporte de doentes com fraca mobilidade entre unidades hospitalares ou para o transporte de visitantes entre locais de interesse cultural ou turístico.

O sistema de gestão e controlo da viatura está a ser desenvolvido em parceria pela Fundação Vodafone Portugal e o Instituto Pedro Nunes, prevendo-se a realização de uma demonstração em maior escala numa cidade portuguesa no primeiro trimestre do próximo ano.

Estes veículos são totalmente controlados por computador em conjugação com tecnologias de comunicação sem fios – móveis ou Wi-Fi – respeitando a sinalização de trânsito, detendo-se quando detectam pessoas ou obstáculos no seu caminho, respondendo às solicitações dos passageiros e regressando autonomamente ao local designado como de origem quando não são necessários.

O desenvolvimento deste tipo de veículos permitirá às cidades do futuro uma melhor qualidade do ar, pela redução das emissões gasosas para a atmosfera, menos ruído, pois são muito mais silenciosos do que um veículo típico, e menos congestionamento dado que podem ser de utilização partilhada.