Daria o número do seu cartão de crédito ao Facebook?
O Facebook já se encontra a testar uma funcionalidade que permite preencher automaticamente formulários para a realização de compras online
- Lauro Lopes
- 27/09/2013
- Facebook, Social Media
Um dos segmentos em que o Facebook poderá vir a introduzir-se num futuro relativamente próximo é no dos pagamentos online, mas não de forma a concorrer com serviços populares como o PayPal. De facto, e segundo o The Verge, o objectivo da rede social de Mark Zuckerberg poderá passar antes por oferecer um serviço complementar aos já estabelecidos, oferecendo a sua plataforma como um intermediário facilitador de pagamentos. Como? Através de dados submetidos pelos utilizadores, como o seu número de cartão de crédito.
Essencialmente, ao preencher um formulário na rede social e submeter os seus dados bancários ao Facebook, a rede social poderia passar a preencher automaticamente os campos necessários para a realização de compras através da rede social. O princípio poderia aplicar-se também a outras aplicações com ligação ao Facebook, o que além de facilitar a vida aos utilizadores que estiverem dispostos a submeter os seus dados, poderia ser igualmente do agrado dos programadores.
A funcionalidade já se encontra a ser testada por um número muito limitado de utilizadores, mas por enquanto só permite preencher automaticamente os formulários de dados para a realização de aquisições online. O serviço poderá, contudo, vir a ganhar maior relevância à medida que mais parceiros da rede social sejam acrescentados a este serviço de forma a poder suportar a nova funcionalidade do Facebook.
Uma das vantagens que este serviço teria para o Facebook, enquanto empresa que também concorre no segmento da publicidade online, seria o de poder aumentar o valor do seu espaço publicitário, uma vez que estaria a ser direccionado para utilizadores com capacidade imediata de realizar uma aquisição de um produto ou serviço à sua escolha.