Skip to main content

Descida de preços é boa para Oni e Sonaecom

Mexidas no lacete local afectam a PT.

O impacto da a target=”_blank”href=”http://www.telemoveis.com/news/item.asp?id=20365″>decisão da Anacom «é positivo para os operadores alternativos, nomeadamente a Sonaecom e a Oni, e negativo para a PT, dado que realça a economia da desagregação do lacete local como uma alternativa competitiva», consideram os analistas do BPI.

Opinião idêntica tem a Caixa BI, a qual considera também que o impacto da decisão da Anacom é «negativo para a PT e positivo para a Sonaecom e outros operadores alternativos».

As alterações da Anacom «vêm beneficiar a Sonaecom, permitindo uma diminuição nos custos de aquisição e retenção de clientes nas suas ofertas de acesso directo», refere a casa de investimento. Estas novas condições – acrescenta – «são desfavoráveis para a PT, na medida em que diminuem este tipo de receitas e levam a um aumento da concorrência na rede fixa».

Com a alteração que entrará em vigor no início de 2006, as mensalidades do lacete local e os custos de instalação passarão «a ser dos mais baratos na Europa», acrescentam os analistas do BPI na nota diária.