Descubra se vale a pena ter um telemóvel dual SIM

Imagem de Tima Miroshnichenko em Pexels Apesar de já não serem novidade, os telemóveis dual SIM ainda geram dúvidas em muitas pessoas. Há quem ache que estes modelos são melhores, no entanto, para alguns utilizadores não existem muitas vantagens nestes modelos. Para quem está a pensar trocar de telemóvel, o ideal é analisar as principais […]

Imagem de Tima Miroshnichenko em Pexels

Apesar de já não serem novidade, os telemóveis dual SIM ainda geram dúvidas em muitas pessoas. Há quem ache que estes modelos são melhores, no entanto, para alguns utilizadores não existem muitas vantagens nestes modelos.

Para quem está a pensar trocar de telemóvel, o ideal é analisar as principais características dos aparelhos móveis antes de fazer a compra. Nós ajudamos.

Conta Messenger profissional

Quem tem o telemóvel para uso pessoal e profissional já deve ter percebido que nem sempre é possível ter tranquilidade. Com apenas um WhatsApp, por exemplo, é normal receber mensagens de clientes em horários inapropriados, inclusive aos sábados e domingos.

Para quem tem uma rotina preenchida e é menos organizado isso pode ser um problema. A pessoa pode não ler a mensagem e deixar para responder na segunda, mas depois esquecer. Ou, então, o cliente pode enviar mais mensagens por ver que você está online – mesmo que, na verdade, esteja a usar a aplicação para conversas particulares.

Nesse sentido, ter um modelo dual SIM pode ser a melhor opção. Afinal, o usuário pode ter um número para uso pessoal e outro para uso profissional, assim como os aplicativos.

Mais opções de internet

O que algumas pessoas não sabem é que cada número usado no telemóvel dual SIM pode ser de uma operadora. Isso significa que é possível aproveitar os benefícios de cada empresa, como promoções e serviços adicionais.

Em Portugal, por exemplo, a qualidade da internet varia de acordo com as operadoras escolhidas. Ao ter dois cartões, pode usufruir da qualidade de internet que desejar.

Mais segurança

Outra vantagem interessante de ter um telemóvel dual SIM é no que diz respeito à segurança. Em vez de registar um único dado para verificação, o usuário pode adicionar dois números.

Assim, caso esqueça a senha de acesso ou perca acesso a um dos números, ainda será possível recuperar a conta de e-mail ou outros. Vale ressaltar que informar apenas o e-mail ou outro dado pode ser insuficiente, pois se uma pessoa mal-intencionada usar o telemóvel, terá acesso a todas as aplicações sem dificuldade.

O que avaliar na hora da compra

No momento de compra, não basta avaliar se o telemóvel é dual SIM ou não. Primeiro, é importante pesquisar que telemóvel tem melhor custo benefício. Afinal, há modelos que oferecem vários recursos e têm um valor mais justo.

Por exemplo: caso um telemóvel tenha a mesma configuração de outro e ainda possa receber dois números, não é injusto que custe um pouco mais, pois é como se fossem dois aparelhos em um só.

No entanto, para que a comparação seja válida, deve ser feita entre telemóveis semelhantes. O usuário pode escolher duas ou três caraterísticas que prioriza num telemóvel. A partir daí, consegue focar a pesquisa nos modelos que se adequam e, assim, comparar os valores.

Há vários pontos que podem ser comparados entre os telemóveis, como a memória, a câmara, a velocidade de processamento e muito mais. Tudo irá depender de como o telemóvel será usado. Quem usa apenas para lazer, por exemplo, pode precisar mais da câmara para tirar fotos de viagens. Pelo contrário, aparelhos para uso profissional requerem um maior armazenamento para guardar aplicações e documentos.

Como se percebe, o facto de o aparelho ter ou não dois cartões é apenas um dos pontos a ser considerado. Embora valha a pena aproveitar duas operadoras, ter mais uma forma de segurança e poder separar os contactos profissionais dos pessoais, o modelo dual SIM não é para todos. Por estes motivos, é importante avaliar todas as caraterísticas antes de efetuar uma nova compra.