Skip to main content

Deutsche Telekom escondeu informação à Bolsa

Accionistas reclamam indemnização.

Um grupo de 80 pequenos accionistas da Deutsche Telekom, que acusam a administração presidida por Ron Sommer de ter prejudicado o valor de mercado da empresa ao efectuar uma reavaliação do seu património imobiliário, vai agora tentar obter um acordo extrajudicial com vista à atribuição de uma indemnização financeira.

Segundo a imprensa alemã de ontem, o advogado dos accionistas, Hans-Joachim Wiebe, tem sustentado que o arranjo contabilístico foi deliberadamente ocultado aos seus clientes quando, em Junho último, adquiriram acções na oferta pública da Deutsche Telekom ocorrida em bolsa.

A reavaliação patrimonial, que provocou uma diminuição no valor dos activos da empresa de cerca de dois mil milhões de euros (400 milhões de contos), só chegou ao conhecimento dos accionistas em finais de Fevereiro, quando Ron Sommer divulgou a operação para justificar a descida dos lucros anuais da Deutsche Telekom, de 7,4 mil milhões para 5,9 mil milhões de euros. Em consequência, as acções da empresa desceram a pique, fazendo com que no espaço de um ano tivessem perdido já 70 por cento do seu valor.

De acordo com os jornais alemães, o advogado dos pequenos accionistas, que apresentou já no Ministério Público de Bona uma queixa contra Ron Sommer, defende agora que a Deutsche Telekom efectue uma recompra das acções na posse dos investidores ao preço que estas foram adquiridas em bolsa.