Skip to main content

Deutsche Telekom passa aos lucros

Telecom Itália sobe e KPN desce.

O resultado líquido da Deutsche Telekom foi positivo em 2,42 biliões de euros, o que compara com um prejuízo de 1,36 biliões de euros verificados em igual período do ano passado. As vendas subiram de 14,4 para 15 biliões de euros.

Os analistas estimavam um lucro de 2,14 biliões de euros e vendas de 14,9 biliões de euros, pelo que os números saíram acima do esperado.

O director executivo da Deutsche Telekom, Kai-Uwe Ricke, está a contar com a expansão da rede sem fios nos EUA para impulsionar o crescimento da empresa, compensando a quebra das receitas na rede fixa à medida que os clientes optam pelo uso de telemóveis.

Internet e Brasil impulsionam IT

Entretanto, a Telecom Itália viu os seus lucros subirem 22% no terceiro trimestre, a beneficiar do aumento de clientes de Internet e da melhoria do negócio móvel no Brasil.

Em comunicado, a empresa de telecomunicações diz que o resultado líquido totalizou 850 milhões de euros, entre Julho e Setembro, depois de ter sido de 698 milhões de euros no período homólogo do ano passado. As vendas subiram 6,7% para 7,53 biliões de euros, ajudadas pelo negócio de acesso à Internet em banda larga.

Além disso, a ajudar os lucros esteve também o aumento do número de clientes no Brasil, mercado onde a Telecom Itália conseguiu angariar 2,5 milhões de novos clientes entre Julho e Setembro, terminando o trimestre com 18,3 milhões de utilizadores. Em Itália, manteve-se como a empresa líder de mercado na área das telecomunicações, tendo angariado 1,1 milhões de clientes no trimestre.

Também os números da Telecom Itália saíram acima do esperado pelos analistas contactados pela Bloomberg, que previam um lucro de 773 milhões de euros e vendas de 7,4 biliões de euros.

Lucro da KPN caíu 9,6%

Entretanto, numa semana em que várias telecoms europeias têm vindo a revelar as contas trimestrais, a KPN divulgou uma queda de 9,6% nos lucros no terceiro trimestre deste ano, evidenciando uma penalização pela quebra das receitas no negócio de rede fixa.

O resultado líquido da maior telecom holandesa recuou para 329 milhões de euros, de 364 milhões verificados em igual período do ano passado. Ainda assim, os analistas apontavam para um lucro de 308 milhões de euros, pelo que, mais uma vez, os números saíram melhor do que o esperado.

Contudo, o mesmo já não aconteceu com as vendas, que decresceram de 2,96 para 2,93 biliões de euros, ficando abaixo das expectativas dos analistas que apontavam para uma manutenção do valor do terceiro trimestre de 2004.