Deveria a Nokia adoptar o Android?
Deveria a Nokia considerar o Android como uma alternativa viável ao Windows Phone? Piette Ferregu, analista da Bernstein Research, defende que sim, enquanto a Nokia ainda vai a tempo.
- Lauro Lopes
- 01/07/2013
- Android, Mobile
A Nokia já viveu dias mais felizes, e nem na sua parceria com a Microsoft, onde adoptou o Windows Phone como a sua principal plataforma, a empresa finlandesa conseguiu reverter a sua situação difícil. Tudo isto, claro, poderia ter sido evitado se a empresa tivesse considerado fabricar smartphones Android, segundo um analista da Bernstein Research.
Esta suposição do Android enquanto salvador da Nokia já não é de agora, mas tem vindo a ganhar especial força depois da relativamente fraca performance do Windows Phone enquanto terceiro ecossistema alternativo. Pierre Ferragu lança estes comentários numa altura em que ainda considera ser possível a empresa liderada por Stephen Elop tomar medidas para reverter a sua situação.
‘A sua exposição ao mercado defundo dos telemóveis baratos e a falta de tracção do sistema operativo Windows Phone poderia custar à Nokia muito dinheiro a curto prazo, em reestruturação, marketing/distribuição e perdas operacionais, o que significa que dentro de dois anos já poderá ser demasiado tarde para resolver o problema‘, sugere Pierre Ferragu, analista da BR.
Nokia + Android
A ideia da Nokia adoptar o sistema operativo da Google já não é de agora: em Junho de 2011, por exemplo, foram avistadas online imagens de um alegado protótipo Android da fabricante finlandesa, o qual nunca chegou a ver a luz do dia. Por outro lado, ocasionalmente pudemos deparar-nos com alguns vídeos de dispositivos Nokia a correr Android, embora de forma não oficial.
As probabilidades de que a Nokia considere adoptar o Android enquanto alternativa viável ao Windows Phone parecem-nos, contudo, muito reduzidas.