Dicas para melhorar as suas fotos festivas de final de ano nas redes sociais

Imagem de islandworks por pixabay Quer partilhar as suas fotos festivas com os amigos nas redes sociais? Temos algumas dicas que vão melhorar a qualidade das suas fotos e fazê-lo parecer um profissional!Mas antes de passarmos ao conteúdo, sabia que temos um artigo com alguns dos melhores telemóveis para tirar fotos? Se está a pensar […]

Imagem de islandworks por pixabay

Quer partilhar as suas fotos festivas com os amigos nas redes sociais? Temos algumas dicas que vão melhorar a qualidade das suas fotos e fazê-lo parecer um profissional!
Mas antes de passarmos ao conteúdo, sabia que temos um artigo com alguns dos melhores telemóveis para tirar fotos? Se está a pensar comprar um novo telemóvel, dê uma vista de olhos antes da compra.
Ao longo deste conteúdo vamos partilhar algumas das nossas recomendações de telemóveis, assim como dicas de edição.

Como melhorar as suas fotos desta altura festiva?

1. Ter uma boa câmera é grande parte da solução

Se o telemóvel tiver boas câmaras pode usá-lo para tirar as fotografias de natal e ano novo. Alguns telemóveis já são capazes de tirar fotografias com uma qualidade profissional, mesmo em ambientes com menos luminosidade.
Caso queira comprar um bom telemóvel para tirar fotografias, recomendamos o iPhone 13 Pro Max, o Xiaomi 12T e o Huawei Mate 40 Pro+. Estas são opções mais recentes e com um preço um pouco mais elevado, mas existem muitas outras opções que ficam mais em conta.

2. Dicas para o momento da fotografia

Existem alguns cuidados que deve ter ao tirar a fotografia com o smartphone, como o personalizar o nível de exposição, usar a grelha de orientação (pode encontrar algumas técnicas no Youtube) e aproveitar os momentos de luz.
Além disso, evite usar o zoom, o melhor será aproximar-se até enquadrar a fotografia da forma que deseja. Evite, ainda, usar filtros ao tirar a fotografia. Opte sempre por melhorar a foto com edições e não com filtros porque isso se vai refletir na qualidade da imagem.

3. Lembrando que a edição é uma das partes mais importantes

A Canon fez um conteúdo muito interessante sobre edição de imagens, onde partilhou algumas dicas e softwares para editar as suas fotografias. O Youtube também está repleto de conteúdos que o ensinam a fazer uma melhor edição.
Nesta fase dê especial atenção à saturação das imagens, ao equilíbrio de brancos e à exposição. Evite, sempre que possível, recortar a fotografia.
Se quiser uma edição mais profissional, o melhor será usar softwares como o Photoshop. Mas se não se quiser aventurar num novo software, as aplicações, hoje em dia, já têm uma grande variedade de opções de ajuste e oferecem resultados verdadeiramente profissionais.
Algumas sugestões de aplicações para editar as fotografias são Snapseed ou mesmo o Adobe Photoshop Express e o próprio Instagram.

4. Seja criativo

Nesta altura do ano, as redes sociais enchem-se de fotos com amigos e família. O grande problema é que as fotos parecem cópias umas das outras, nas mesmas poses, ambientes ou com os mesmos acessórios (sim, estamos a falar do famoso chapéu de Natal).
Por que não tentar algo diferente, mais criativo? Dê asas à imaginação, juntem-se todos para criar uma ideia de fotografia diferente e que fará os outros rirem um bocado. Daqui a uns anos vai lembrar-se do quão divertido foi tirar essa foto tão diferente.
Esta dica é especialmente importante se tiver um negócio e partilhar conteúdo mais pessoal nesta altura festiva. Mostre o seu lado mais humano, divertido e criativo, os possíveis clientes ou seguidores vão amar. Mas, claro, mantenha o conteúdo sempre dentro da proposta da marca.

5. E, para concluir, inclua uma boa legenda

Nas redes sociais, a imagem é tão importante quanto a legenda da fotografia. Quanto mais não seja para se lembrar, dali a uns anos, o porquê daquela fotografia ter sido tão especial. Tire tempo para escrever a legenda perfeita.
No Facebook e no Instagram, os usuários costumam aproveitar a legenda para mostrar a gratidão que sentem pelas pessoas ou momentos e, também, para adicionar algumas piadas internas das quais se irão rir no futuro. Estas são apenas algumas ideias do que pode incluir na sua.

Só nos resta desejar-lhe umas boas festas.