Já por aqui falámos várias vezes de drones e da sua utilidade. Dando a possibilidade de tirar fotografias ou filmar em locais e alturas que outrora seriam impossíveis, os drones vieram expandir fortemente o mundo da fotografia ao utilizador comum, apesar de alguns utilizadores fazerem uso desta tecnologia para outros meios como invadir a pivacidade, o que já gerou bastante revolta por parte da população em algumas localidades, chegando mesmo ao ponto de uma empresa ter começado a criar drones com o objectivo de abater outros drones.
No entanto, como sabemos o ser humano consegue ser bastante criativo, e seria uma questão de tempo até alguém se lembrar de utilizar esta tecnologia para fins não tão legais.
Foi o caso de uns traficantes de droga do México, que pretendiam fazer passar quase 3 KG de metanfetamina para solo estadunidense. O grande azar deles, foi que o seu modelo Spreading Wings 900 caiu num centro comercial em Tijuana devido ao… excesso de peso.

As autoridades fronteiriças foram informadas do sucedido, estando agora em busca dos traficantes.
Incrivelmente, estima-se que desde 2012 qualquer coisa como 150 drones já conseguiram atravessar a fronteira dos EUA com o mesmo objectivo.
Com esta tecnologia a evoluir de ano para ano, é de esperar que se torne num obstáculo cada vez maior para as autoridades, constituindo um desafio cada vez mais difícil de ganhar.