Dual Band – Para Que Serve?
A partir de 1998 as três operadoras nacionais da rede móvel começaram a oferecer a opção de “dual band” nos seus pacotes de serviços. Som mais nítido e uma melhor qualidade foram as virtudes que a publicidade nos apresentava, dentro do velho espírito de realçar o nosso “produto” face à concorrência. Mas o que é afinal o “dual band” e como funciona?
Os telemóveis funcionam através da transmissão por ondas de rádio, dentro de frequências que lhes são atribuídas. Contudo, e apesar da transição que ocorreu nos anos 90 do sistema analógico para o digital, o que veio a permitir um maior número de utilizadores dentro de cada frequência, a capacidade destas mesmas é limitada. Um exemplo semelhante pode ser visto no caso da televisão, na qual actualmente existem quatro operadores que transmitem igual número de canais de forma analógica, que ocupam um mesmo número de frequências. Com o advento da televisão digital em 2002, cada operador poderá ter um máximo de seis canais distintos.
O forte crescimento do número de utilizadores de telemóvel, tanto na Europa como nos Estados Unidos durante os anos 90, levou a que se reconhecesse a necessidade de alargar o espectro das bandas utilizadas por estes aparelhos para a transmissão de dados. Isto levou a que, dentro do sistema europeu (denominado de GSM), passasse a se encontrar disponível a banda de 1800 Mhz, em adição à frequência utilizada anteriormente de 900 Mhz.
Contudo, para usufruir das vantagens do sistema era necessário não apenas que os telemóveis pudessem utilizar ambas as bandas, mas também que as estações transmissoras das operadoras estivessem equipadas com ambos os sistemas. A primeira estação “dual” foi apresentada pela Nokia em1997 e, em Portugal, as três operadoras lançaram o sistema em 1998, através de um “upgrade” das estações equipadas apenas com o sistema 900 ou instalando novos postos emissores.
Pensando já no futuro, em Outubro de 1999 as empresas Ericsson e Nokia, líderes neste mercado, fizeram o lançamento conjunto do sistema GSM400.
Para além de uma maior capacidade das redes, este sistema permite aumentar a recepção do telemóvel. Isto passa-se devido à capacidade do sistema de detectar qual a melhor recepção disponível dentro dos dois canais e automaticamente transferir a ligação para este, sem que o utilizador se aperceba da mudança.
Ao mesmo tempo, um telemóvel “dual band” permite uma maior capacidade de “roaming”, dentro do sistema GSM. Isto devido ao facto de existirem países ou companhias de serviço móvel que apenas utilizam a frequência de 1800 Mhz, factor esse que impossibilitaria “roaming” em telemóveis apenas equipados para receberem em 900 Mhz.
André Galvão