NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Editar fotos e obter resultados profissionais (apps e dicas)

quinta-feira, 03 junho, 2021 /
Editar fotos e obter resultados profissionais (apps e dicas)

Imagem: Pixabay

Seja para publicação nas redes sociais ou apenas para guardar para o futuro, já é possível tirar fotos com o telemóvel e obter um resultado profissional.
Para que tal seja possível, além de um telemóvel adequado, também precisa de algumas aplicações. Quanto à questão do telemóvel, temos boas notícias: existem diversas opções económicas com excelentes câmaras.
Continue a leitura para descobrir algumas das melhores dicas.

4 truques para editar fotos e obter resultados profissionais

1. Comece por tirar fotos com melhor qualidade

A melhor forma de obter melhores resultados na edição de fotos é tirando fotos de melhor qualidade, algo possível com os telemóveis que serão mencionados mais abaixo neste conteúdo. Além disso, pode experimentar mudar a resolução.
Muitos telemóveis têm a resolução menor ativada por padrão, mas é possível mudar essa resolução para Full HD ou 4K, opções que já existem na maior parte dos smartphones disponíveis no mercado.
Outras dicas são não utilizar o flash, usar o foco manual e, acima de tudo, evitar o zoom.
Apenas com estas mudanças, já conseguirá tirar fotos de melhor qualidade e, consequentemente, que necessitem de menos edições.

2. Use aplicações no seu smartphone

Hoje em dia existem diversas aplicações que o podem ajudar a editar fotos e obter um aspeto mais profissional. Uma das melhores apps de edição – se não a melhor – pertence à Adobe: Lightroom.
A aplicação é uma versão light e funciona muito bem na maioria dos smartphones. Nesta pode editar diversos detalhes da foto, como as cores ou a luz, para obter o aspeto profissional que tanto deseja. Pode, ainda, adicionar alguns efeitos.
Além das aplicações de edição, também tem outras mais voltadas para diferentes efeitos e filtros de fotos e que são excelentes opções para quem quer obter um resultado de qualidade sem perder tempo. Algumas opções são o Canva, Mirrorlabs ou Snapseed.

3. Conheça os básicos da edição

Para obter um resultado profissional, será necessário que tenha alguma teoria na área da edição de fotos.
Num resumo rápido, o que lhe podemos dizer é que deve começar por cortar a foto – caso seja necessário – e, daí, passar para os ajustes, nomeadamente a cor, o contraste, a saturação, entre outros. Finalmente, faça os retoques finais e salve a foto.
Quando for conveniente, aproveite os modos e filtros pré-definidos.

4. Não edite demais

Por último, não edite demasiado as suas fotos. Apesar de ser possível obter resultados profissionais, também é verdade que existe um limite até onde se consegue manter a qualidade.
Se forem feitas demasiadas edições – como cortes na imagem, alteração da cor, entre outras – a qualidade da fotografia vai ser menor, o que garante um resultado menos profissional. Portanto, sempre que fizer uma edição, seja subtil.
E, claro, guarde sempre as fotos originais, pois pode querer editar novamente mais tarde. O melhor será guardar as originais numa pasta diferente das editadas, para evitar a desorganização dos ficheiros.

Melhores telemóveis para tirar fotografias de qualidade

Melhores opções do mercado

A Huawei é uma das melhores marcas no mercado para quem pretende tirar fotos. Afinal, os telemóveis da marca destacam-se sempre pelas suas câmaras fotográficas. Mas não fica por aí! Seguem-se as melhores opções no mercado:

  • Huawei Mate 40 Pro: o Mate 40 Pro tem câmaras fotográficas poderosas, ideais para quem quer ver cada detalhe das fotos. Além das fotografias de qualidade, também terá uma performance impressionante no telemóvel. E sim, vale a pena mesmo sem aplicações Google.
  • Samsung Galaxy S21 Ultra: lançado este ano, o Samsung Galaxy S21 tem um preço um pouco elevado, mas quatro câmaras traseiras fantásticas, com um zoom incrível. O telemóvel também é uma excelente hipótese para gaming.

Telemóveis budget

  • Huawei P Smart 2021: esta é uma opção mais barata, mas que também tem quatro câmaras traseiras. Este telemóvel permite tirar fotos de uma qualidade incrível, mesmo em ambientes de pouca luminosidade. Saiba mais sobre esta opção económica na página do Huawei P Smart 2021.
  • POCO X3 NFC: uma das melhores opções de câmaras de qualidade a um preço mais baixo. Pode esperar fotos detalhadas e ricas em cores. Já as fotos noturnas, deixam um pouco a desejar, mas nada que uma boa edição não ajude.

 

Colocando em prática as dicas acima, conseguirá fotos com mais qualidade e profissionalismo. Caso tenha intenções de publicar as fotos no Instagram – ou em qualquer outra rede social – conseguirá um feed muito bonito!

997