• Início
  • Mobile
  • Em terra de Windows Phone, quem tem Nokia é rei

Em terra de Windows Phone, quem tem Nokia é rei

A Nokia é quem domina o mercado no que ao Windows Phone diz respeito, à frente da Samsung e da HTC. O Nokia Lumia 920 é também o dispositivo Windows Phone mais popular do mundo.

É difícil não associarmos a Nokia ao Windows Phone e vice-versa, pelo menos nos dias que correm. E não é de admirar porquê: segundo os dados da AdDuplex, uma rede de publicidade, a Nokia é a fabricante mais popular dentro do segmento dos smartphones Windows Phone, sendo o Nokia Lumia 920 o dispositivo WP8 mais popular do mundo.

Mas convertamos estes dados em números: só em Maio os smartphones da Nokia representaram cerca de 80,2% de todos os dispositivos Windows Phone vendidos. O resto da percentagem parece ter sido dividida por entre a HTC (13,7%) e a Samsung (4,5%), embora fosse mais interessante analisar a performance das três fabricantes por um período mais longo.

Em terra de Windows Phone, quem tem Nokia é rei

O Nokia Lumia 920 é tido como o smartphone Windows Phone mais popular em todo o mundo, mesmo que o Nokia Lumia 822 – de média gama – tenha apresentado uma performance mais exemplar em mercados importantes como os EUA, onde o Windows Phone parece ser especialmente popular no operador AT&T, que contabiliza 42% da quota do mercado dos Windows Phones.

O twist desta notícia aparentemente positiva para a Microsoft e a Nokia, contudo, parece dar-se quando são apresentadas estatísticas relativas às versões dos sistemas operativos mobile da Microsoft: ainda há mais dispositivos Windows Phone 7 (50,6%) do que Windows Phone 8 (49,4%) a serem utilizados. O WP8, ainda assim, conseguiu subir a sua quota de mercado em 6% durante o mês de Maio.