Ericsson acolhe reunião de standardização

Em Junho, a Ericsson actuou, pela primeira vez, como anfitrião por ocasião da reunião do grupo colaborativo do Third Generation Partnership Project.

Em Junho, a Ericsson actuou, pela primeira vez, como anfitrião por ocasião da reunião do grupo colaborativo do Third Generation Partnership Project (3GPP) para discussão da standardização de sistemas de terceira geração. Mais de 400 representantes de operadores, autoridades e fabricantes de todo o mundo, estiveram presentes em Estocolmo para a 12ª sessão plenária do grupo.

“Estamos a experienciar a maior mudança na história das telecomunicações,” disse Torbjörn Nilsson, responsável pela estratégia de negócio da Ericsson, no seu discurso de boas-vindas.

“A indústria está a mudar de tecnologias circuit-switched para tecnologias packet-switched, de banda estreita para banda larga e da 2ª geração para a 3ª geração. Tudo isto está a acontecer simultaneamente e todas as partes das redes são afectadas. Torna-se então extremamente importante estabelecer os standards correctos e devemos ter em mente que será o utilizador final a ditar o veredicto final nos nossos sistemas 3G.

O grupo 3GPP foi estabelecido em 1998, em parte por iniciativa da Ericsson, com vista a harmonizar as várias soluções WCDMA em desenvolvimento na Europa, Japão, E.U.A. e Coreia do Sul. Em Março de 2000, o 3GPP estava apto a apresentar um standard técnico global de acesso rádio WCDMA.

“Todo o processo depende daqueles que estão interessados num assunto particular submetendo contribuições que são endereçadas nas reuniões,” explica Jonas Sundborg, que lidera a coordenação da standardização das tecnologias GSM e UMTS da Ericsson.