Ericsson apresentou «Push to Talk»
A Ericsson, que tinha unido esforços com a Nokia e com a Siemens para desenvolver o projecto do “Push to Talk”, adiantou-se e apresentou, pela primeira vez, uma solução que denominou “Ericsson Instant Talk”, desenvolvida sobre o IPMM, a plataforma do fabricante sueco de IP multimédia. Esta solução irá permitir às operadoras móveis prestar serviços de voz ao estilo do walkie-talkie, uma vez que é aplicável a todo o tipo de redes móveis existentes: GSM/GPRS, EDGE, CDMA2000, WCDMA e até nas redes sem fios privadas, vulgo WLAN. E pelo que tudo indica, a sua comercialização poderá ser já no segundo semestre de 2003.
“Com um investimento mínimo, o Ericsson Instant Talk oferece uma aplicação de voz com base em IP bastante atractiva e que complementa os serviços tradicionais de voz que as operadoras já oferecem no momento. O serviço já conseguiu provar, por si só, e no mercado, que pode significar grandes receitas para a indústria”, referiu Per-Arne Sandstrom, COO da Ericsson.
Além disso, esta solução não tem os mesmos problemas de interoperabilidade de que muitas das empresas que estão no mercado parecem sofrer, segundo afirma o mesmo responsável. Quer em termos de redes, quer mesmo em termos de terminais, uma vez que se trata de um tipo de solução tecnológica de acesso completamente independente.