A videotelefonia é uma das capacidades das redes de 3G que mais interesse desperta nos consumidores. Aliás, estudos de mercado levados a cabo pelos mais diversos intervenientes no mercado mostram, precisamente, que a procura por serviços nesta área é por demais evidente. Este novo sistema que a Ericsson e a Hutchinson Whampoa desenvolveram permite interligar comunicações de videotelefonia em tempo real com qualquer cliente de rede fixa.
Em termos práticos, isto dá a possibilidade de fazer, por exemplo, vídeoconferências sem estar “amarrado” a uma qualquer sala de reuniões. Isto é, permite estabelecer ligações fixo-móvel em videotelefonia.
Um dos administradores do grupo Hutchinson mostrou-se bastante satisfeito com o resultado obtido, chegando mesmo a falar em revolução digital. “Tal como aconteceu com a Internet e com o aparecimento dos telemóveis, também esta mudança vai alterar completamente o rumo da vida das pessoas. Com os nossos telefones de terceira geração com sistema de vídeo vai ser possível fazer vídeoconferência com quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, tenha ou não acesso a redes 3G”.
O segredo do sucesso deste Video Gateway System está num portal que permite a ligação entre a plataforma de protocolo utilizado na Internet (IP), estabelecido nas linhas fixas de acesso para PC`s e o padrão utilizado nas comunicações móveis multimédia de terceira geração (3GPP). Além disso, por usar um padrão aberto de comunicação permite a utilização de avançados codecs de vídeo e voz, os mais variados serviços telefónicos e abre novas e grandiosas perspectivas à introdução de novas ferramentas de comerciais às operadoras.