Ericsson envia primeira mensagem multimedia do mundo
A demonstração foi efectuada através de uma rede GPRS e mediante terminais móveis da Ericsson, um portal WAP e outra infra-estrutura de redes. Esta nova e revolucionária forma de enviar mensagens é correntemente definida e especificada como um standard para a terceira geração de telecomunicações móveis e deverá ser o método de messaging adoptado para os utilizadores de terminais móveis.
O MMS é a evolução do SMS (Short Message Service), o qual está actualmente a evoluir para o Enhanced Message Service (EMS), permitindo mensagens de texto ilustradas. O MMS possibilita a troca de mensagens contendo texto, gráficos, imagens fotográficas, áudio e até mesmo vídeo-clips, entre dispositivos móveis equipados com WAP (Wireless Application Protocol), enquanto tecnologia de suporte potenciada pela alta velocidade de transmissão das tecnologias EDGE e GPRS.
O serviço de mensagens SMS, actualmente muito popular, processa mensalmente cerca de 15 biliões de mensagens de texto a nível mundial.
Os telefones MMS terão incorporado um editor de media que permitirá aos utilizadores criar e editar facilmente o conteúdo das suas mensagens multimedia. Utilizando, por exemplo, uma máquina fotográfica, incorporada ou fixa, os utilizadores poderão produzir mensagens à semelhança do estilo do programa PowerPoint ou cartões postais digitais e enviá-los posteriormente a amigos ou colegas. A Ericsson disponibilizará produtos compatíveis com o MMS durante o final de 2001.
De acordo com a Ericsson, as oportunidades para os operadores de redes, os quais vão beneficiar do acrescido air-time e das novas opções de tarifário, são tremendas, impulsionando a expansão desta área particular do mercado de comunicações móveis.