A Ericsson adianta, em comunicado, que o contrato é válido por cinco anos e inclui infra-estruturas e gestão diária da rede e, no caso do Rio Grande do Sul, o desenvolvimento da tecnologia rádio da rede móvel.
Ricardo Sacramento, Presidente da Brasil Telecom GSM, afirmou que o objectivo da empresa é ser a primeira operadora completa no Brasil, oferecendo serviços de telefonia fixa e móvel e de Internet. Acrescentou que o acordo com a Ericsson permite à Brasil Telecom melhorias de eficiência e redução de custos operacionais.
A Ericsson recorda que gere a rede de telefonia fixa da operadora brasileira desde 2002 e assume agora responsabilidade total na operação, manutenção e optimização da rede GSM da Brasil Telecom no Rio Grande do Sul.
A Brasil Telecom opera na região II, que inclui os estados brasileiros de Acre, Rondónia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goias, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal de Brasília, tendo também autorização para fornecer serviços de telefonia fixa e móvel e serviços internacionais nos outros dois grupos de Estados (regiões I e III) do Brasil, indica o comunicado, recordando que a Brasil Telecom tem 10,7 milhões de linhas telefónicas instaladas.