Ericsson lança Automatic Device Configuration

Solução permite criar serviços à medida de cada consumidor.

A Ericsson acaba de lançar a solução Automatic Device Configuration (ADC), que permite aos operadores de redes móveis criar serviços à medida de cada consumidor.

Com esta solução, torna-se possível identificar o telemóvel do utilizador e seleccionar a melhor oferta de serviços além de permitir a activação completa dos mesmos desde o primeiro dia.

«Enquanto líder na gestão de equipamentos, a Ericsson é a primeira empresa a oferecer soluções para gestão activa de telemóveis através da rede, que permitem aos operadores não só uma abordagem de marketing mais activa, como também a escolha dos serviços a oferecer e quais os seus destinatários», aponta a empresa em comunicado.

Um estudo realizado pelo Consumer Lab da Ericsson revela a configuração do telefone como uma das principais barreiras ao uso dos serviços móveis, levando mais de 60% dos utilizadores a considerarem difícil activar serviços mesmo depois de terem as suas definições no telefone.

Com a solução ADC da Ericsson, torna-se possível identificar o modelo de telemóvel do utilizador, guardar a informação numa base de dados e oferecer automaticamente a configuração correcta para cada aparelho. Paralelamente, os utilizadores podem contar com o apoio na activação de serviços, como por exemplo, no registo de mensagens MMS.

Para os operadores, a gestão activa de equipamentos ultrapassa a configuração de dispositivos, fornecendo uma nova forma de activar serviços, incluindo o apoio a actualizações remotas de software e muitas outras aplicações relacionadas com os standards de gestão de equipamentos da Open Mobile Alliance (OMA).

Como refere Gunilla Fransson, vice-presidente da área de Soluções e Aplicações para Utilizadores Finais da Ericsson, «os serviços para além da voz apresentam um enorme potencial. Graças às nossas soluções de gestão activa de equipamentos, os operadores podem agora chegar mais facilmente aos utilizadores entusiasmados com estes novos serviços».

A Ericsson é líder de mercado ao nível do Service Layer, um «ambiente» em que empresas de telecomunicações e TI se juntam com fornecedores de serviços e conteúdos para criar e prestar serviços de valor acrescentado para os consumidores e rentabilidade para os operadores. Nesse âmbito, a Ericsson conta com uma experiência no desenho, integração e gestão de soluções de Service Layer, oferecidas a mais de 350 operadores, em 110 países.