Ericsson testa banda larga móvel
- Pedro Matos Trigo
- 06/11/2004
- Internet, Tecnologia
A Ericsson realizou em Pequim a primeira demonstração ao vivo de acesso à Internet de banda larga móvel, com vídeo streaming e downloads de grande dimensão, utilizando a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) sobre um sistema comercial de WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access).
A performance revelou um débito de dados até 4,9 Mb/s mas a HSDPA permite pensar que, muito em breve, serão alcançadas velocidades de 14 Mbits.
Em comunicado, a Ericsson recorda que os seus sistemas HSDPA encontram-se operacionais, validando o desempenho ponta-a-ponta desde o segundo trimestre de 2004. A marca está empenhada nos numerosos sistemas experimentais de HSDPA a decorrer junto de clientes durante 2004 e 2005 e prevê o lançamento comercial do HSDPA durante a segunda metade do próximo ano.
A evolução do WCDMA para HSDPA irá melhorar substancialmente o pico de dados em downlink até 14 Mb/s, aumentando a capacidade do sistema até três vezes, e melhorando a experiência do utilizador.
«A Ericsson acredita que a grande procura de acesso em banda larga e o forte crescimento da penetração dos computadores portáteis, combinado com a mobilidade total e a vasta área de cobertura das redes WCDMA, constitui já hoje uma oportunidade de negócio atraente para os operadores», aponta o comunicado. Para mais, salienta que o acesso à Internet de banda larga WCDMA permite «trabalhar em qualquer parte» e torna mais fácil para as empresas manterem o contacto com os seus parceiros de negócio, através de terminais avançados ou laptops, e, para o cidadão comum, aceder à Internet sempre e onde quer que queira, com larguras de banda semelhantes às dos serviços de acesso da banda larga fixa.