Escândalo envolve Jazztel
- Pedro Matos Trigo
- 28/10/2005
- Internet, Tecnologia
Pelo menos uma das cerca de 20 empresas contratadas há um ano pela Jazztel para captar novos clientes para os serviços de telefonia e ADSL terá seguido métodos fraudulentos, de acordo com a imprensa espanhola de hoje. As empresas ganham uma comissão por cada cliente.
Segundo «El Confidencial Digital», vários clientes particulares descobriram que tinham ficado sem linha pois, sem o seu consentimento, uma das subcontratadas da Jazztel tinha tratado de ordenar a migração do serviço dos operadores originais para aquele.
A empresa denunciada é a britânica BNB Argentina, que terá falsifcado dados e mesmo a voz de clientes para ordenar à Telefónica e a outros operadores a rescisão do «seu» contrato, «assinando» depois um novo com a Jazztel.
O presidente da Jazztel, Leopoldo Fernández Pujals, já admitiu que a contratação dos serviços das referidas empresas foi um «erro» que o operador está a tentar agora corrigir.
Entretanto, as autoridades policiais e judiciais já estão a investigar o caso e têm em seu poder provas, nomeadamente uma gravação feita pela BNB Argentina com um pretenso contrato de um cliente com a Jazztel, de quem se verificou já que a voz foi falsificada.