A Telefónica lançou o serviço UMTS em Maio do ano passado mas as vendas dos novos terminais são ainda tímidas. «Começaram a aumentar, mas muito devagar. Os volumes ainda não são significativos», disse um porta-voz da empresa após o Natal, acrescentando que já há equipamentos à venda por 149 euros, bastante abaixo dos 400 euros iniciais.
A cocorrente Auna também informou recentemente ter registado pouco interesse pelas ofertas UMTS durante o Natal, mas as previsões para 2005 são melhores com a queda nos preços dos telemóveis 3G.
A Telefónica Móviles espera que a tecnologia 3G se desenvolva mais rapidamente do que a segunda geração por causa da maior base de utilizadores de telemóveis. Com uma população de 43 milhões de pessoas, a Espanha terá actualmente 38 milhões de utilizadores de telefonia móvel.