• Início
  • Tecnologia
  • Está a considerar implementar uma solução de gestão e localização de frotas por GPS e gostaria de medir o ROI?

Está a considerar implementar uma solução de gestão e localização de frotas por GPS e gostaria de medir o ROI?

O ROI é a conta que deve fazer após implementar qualquer tecnologia que prometa transformar o seu negócio. O acrónimo ROI significa return on investiment ou, em português, retorno sobre o investimento. Vivemos numa era digital, de grandes e aceleradas transformações, não isentas de pressão para as empresas. Se é verdade que a pressão sentida […]

O ROI é a conta que deve fazer após implementar qualquer tecnologia que prometa transformar o seu negócio. O acrónimo ROI significa return on investiment ou, em português, retorno sobre o investimento.


Vivemos numa era digital, de grandes e aceleradas transformações, não isentas de pressão para as empresas. Se é verdade que a pressão sentida é proporcional à necessidade de acelerar a mudança no sentido digital, é também verdade que o processo de digitalização requer ponderação e estratégia. Ou seja, não basta investir nas mais diversas tecnologias disponíveis no mercado e esperar que o seu negócio se torne mais eficiente e otimizado de forma miraculosa.


Uma das formas de acelerar a transformação digital das organizações passa por consultoria tecnológica, que ajuda a detetar os problemas processuais existentes na empresa e encontrar as melhores soluções de base tecnológica para responder aos mesmos.


Identificado o problema e formas de o endereçar, chega o momento de selecionar as soluções tecnológicas mais indicadas. Esta escolha pode abarcar critérios como valor a longo prazo que a solução poderá entregar, capacidade de integração com sistemas existentes na empresa, formação disponibilizada pelo fornecedor, o serviço de suporte disponível, estabilidade e reputação da empresa fornecedora, solidez financeira do fornecedor, e atualizações futuras, são alguns exemplos de critérios a ter em conta. A Verizon Connect disponibiliza um guia dedicado a este processo, que poderá encontrar aqui.


Adquirida a solução, e, concretamente no caso das referidas soluções de gestão e localização de frotas por GPS, para uma adoção mais eficaz, os gestores de frota devem investir algum tempo no conhecimento da ferramenta, aproveitando também as eventuais formações disponibilizadas pela sua entidade fornecedora.


Para um maior retorno sobre o investimento, o primeiro passo é mesmo tirar o máximo proveito da sua solução de gestão de frotas. Como? A melhor forma é conhecer o seu potencial e saber trabalhar com as mais diversas funcionalidades.


As soluções de gestão de frotas por GPS podem ser uma mais-valia para o negócio. Os benefícios da implementação deste tipo de solução verifica-se de forma direta nos resultados, mas também em áreas estratégicas como a segurança, redução dos custos operacionais dos veículos, otimização na manutenção dos veículos e apoio à melhoria de estilos de condução, que têm impacto direto na segurança das equipas e das empresas. No entanto, há que medir estes mesmos resultados e chegar ao ROI do seu investimento na solução de gestão de frotas por GPS que selecionou.


Uma das formas de medir o retorno do seu investimento é a recolha de dados históricos da sua organização. Deverá continuar a medir esses mesmos indicadores após a implementação de uma solução de gestão e localização de frotas por GPS, e comparar se houve, ou não, impacto sobre os mesmos após a implementação da solução. Claro que, como já deve estar a pensar, não é tão simples como parece, e de facto não é. No entanto, o importante é que comece a medir, mesmo que inicialmente apenas consiga medir um indicador, criar uma métrica, e definir um intervalo de tempo menor, mas o importante é começar já e ampliar a sua medição ao longo do tempo. Uma dica, comece por um dois indicadores que lhe são mais relevantes e sobre os quais possui dados históricos.


A Verizon Connect, uma empresa global de tecnologia especializada em soluções de gestão e localização de frotas por GPS tem revelado interesse pela temática e partilha alguns resultados apurados através de um estudo encomendado à ABI Research. Neste estudo, a empresa partilha resultados de empresas portuguesas que afirmam ter verificado um ROI até três meses após a adoção de solução de gestão e localização de frotas por GPS na ordem dos 17%, um ROI de 25% por parte dos inquiridos que utilizavam as soluções há mais de três e há menos de seis meses, e um ROI de 43% para as empresas que utilizavam uma solução de gestão de frotas por GPS entre os sete meses e um ano.


Alguns dos pontos apontados pelas empresas inquiridas neste estudo passam pela redução de custos de consumo de combustível, redução do número de acidentes, redução de custos com a manutenção dos veículos, entre outros.


Os utilizadores de tecnologia de gestão de frotas continuam a mostrar resultados notáveis em termos do retorno sobre o investimento, produtividade e satisfação do cliente. Se algumas tecnologias demoram mais tempo a evidenciar o seu valor, este tipo de tecnologia parece revelar-se essencial à gestão de frotas logo aos primeiros três meses. É, assim, importante a sua correta adoção e medição dos indicadores mais relevantes para o seu negócio.