• Home
  • Apps
  • Esta app é como um Instagram para artigos em segunda mão

Esta app é como um Instagram para artigos em segunda mão

Chama-se Osom e apresenta um fantástico design reminiscente do Instagram, só que ao contrário da aplicação do Facebook permite comprar directamente e a partir do telemóvel.

A ideia de adaptar para mobile o conceito de ‘compras em segunda mão’ não é realmente uma novidade se tivermos em conta a existência de propostas como a Yardsale ou a Stuffle. O que é que a Osom Market tem, portanto, a oferecer de novo? Esta aplicação – por enquanto exclusiva do iPhone – apresenta-se como uma espécie de Instagram que também permite aos seus utilizadores comprar os artigos que estiver a admirar. Como Martin Bryant da The Next Web bem refere, ‘imaginem que cada foto que vissem partilhada no Instagram tinha um botão ‘comprar’.

O design e a apresentação dos artigos é um dos pontos fortes da Osom, daí que as comparações com a popular aplicação detida pelo Facebook não sejam totalmente despropositadas. De facto, e na opinião dos responsávels pela Osom, esta app consiste num ‘mercado mobile para coisas belas‘. A aplicação permite que os seus utilizadores naveguem por um feed global de items, mas também permite filtrar as ofertas dos utilizadores que estejamos a seguir na aplicação, ou até mesmo por país. Também está disponível uma selecção com os artigos ‘Mais Osom’.

Esta app é como um Instagram para artigos em segunda mão

E o que podem os utilizadores encontrar à venda nesta aplicação? Praticamente de tudo, desde vestidos antigos até auscultadores e colecções de banda desenhada japonesa. Ao clicarmos na opção ‘Buy’ (comprar), entramos em contacto com o vendedor – a Osom não permite a realização de pagamentos directos dentro da aplicação.

Mas imaginemos que a nossa intenção é a de vendermos um artigo nosso – a Osom também nos permite colocar um ítem à venda graças à sua interface simples e intuitiva. Essencialmente fotografamos o ítem que pretendemos colocar à venda, adicionamos um filtro de imagem tal como no Instagram – a Osom disponibiliza oito – e acrescentamos uma descrição. No fim colocamos o preço do artigo à venda e podemos até partilhá-lo no Facebook.

Esta aplicação deverá ainda contar com versões para Android e Web num futuro próximo.