Este smartphone quer ser o BlackBerry do Android
O Bittium Tough Mobile foi apresentado esta semana na Critical Communications World 2016 em Amesterdão, na Holanda.
- Lauro Lopes
- 02/06/2016
- Apps, Ferramentas, Mobile
Só podia vir da Finlândia.
Se ainda não ouviu falar da Bittium Corporation, não se sinta culpado: à hora em que este texto foi escrito a marca ainda não havia completado sequer 1 ano de idade.
Sim, aparentemente é assim tão jovem.
Mas a idade pode enganar: antes de se chamar Bittium a empresa era conhecida por Elektrobit nos setores automóvel e das telecomunicações.
A empresa vendeu o seu negócio automóvel, bem como os direitos da marca Elektrobit, e a partir de Julho de 2015 passou a apresentar-se como Bittium.
Atualmente especializa-se em comunicações seguras e em soluções de conectividade, o que faz da empresa uma espécie de BlackBerry finlandesa.
Só que, ao contrário da BlackBerry, a Bittium começou logo por apostar no Android.
Ou melhor: numa plataforma baseada em Android.
Com algumas particularidades.
O Bittium Tough Mobile tem como palavras-chave “segurança” e “privacidade”.
É um telemóvel feito a pensar em funcionários governamentais, mas também noutros profissionais em que a segurança e exclusividade da informação sejam essenciais.
Para garantir isto, a Bittium desenvolveu a sua própria plataforma de segurança com funcionalidades que incluem a deteção de tentativas de adulteração do telefone e verificação de integridade.
Se isto lhe parece paranoico, é porque é. É exatamente isto que, em teoria, um funcionário governamental procura nos seus dispositivos.
O Bittium Tough Mobile também suporta frequências globais de LTE (leia-se: é compatível com 4G em todo o lado), é resistente a água e pó, resistente a choques e, pasme-se, vem com um botão push-to-talk dedicado – quase como se fosse um walkie-talkie, onde deve carregar primeiro antes de começar a conversar.
Outras características incluem cancelamento ativo de eco e ruído, e um ecrã que também pode ser utilizado com luvas.
O software que acompanha o Bittium Tough Mobile chama-se Bittium Secure Suite, que essencialmente acrescenta funcionalidades de encriptação à gestão do aparelho (em comunicado a Bittium gaba-se de ter recebido a certificação de segurança governamental “Finnish National Restricted Classification Level”).
Características do Bittium Tough Mobile
- . Quad-core 2.3 GHz (Krait CPU)
- . Android 5.1 Lollipop
- . 2 GB de RAM
- . 16 GB de armzenamento (com suporte para microSD)
- . Bateria com 2430 mAh
- . Câmara digital de 8 MP (+ 2 MP frontais)
- . NFC