Skip to main content

Este smartphone quer ser o BlackBerry do Android

O Bittium Tough Mobile foi apresentado esta semana na Critical Communications World 2016 em Amesterdão, na Holanda.

 

Só podia vir da Finlândia.

Se ainda não ouviu falar da Bittium Corporation, não se sinta culpado: à hora em que este texto foi escrito a marca ainda não havia completado sequer 1 ano de idade.

Sim, aparentemente é assim tão jovem.

 

Mas a idade pode enganar: antes de se chamar Bittium a empresa era conhecida por Elektrobit nos setores automóvel e das telecomunicações.

A empresa vendeu o seu negócio automóvel, bem como os direitos da marca Elektrobit, e a partir de Julho de 2015 passou a apresentar-se como Bittium.

Atualmente especializa-se em comunicações seguras e em soluções de conectividade, o que faz da empresa uma espécie de BlackBerry finlandesa.

 

Só que, ao contrário da BlackBerry, a Bittium começou logo por apostar no Android.

Ou melhor: numa plataforma baseada em Android.

Com algumas particularidades.

 

O Bittium Tough Mobile tem como palavras-chave “segurança” e “privacidade”.

É um telemóvel feito a pensar em funcionários governamentais, mas também noutros profissionais em que a segurança e exclusividade da informação sejam essenciais.

Para garantir isto, a Bittium desenvolveu a sua própria plataforma de segurança com funcionalidades que incluem a deteção de tentativas de adulteração do telefone e verificação de integridade.

 

Se isto lhe parece paranoico, é porque é. É exatamente isto que, em teoria, um funcionário governamental procura nos seus dispositivos.

O Bittium Tough Mobile também suporta frequências globais de LTE (leia-se: é compatível com 4G em todo o lado), é resistente a água e pó, resistente a choques e, pasme-se, vem com um botão push-to-talk dedicado – quase como se fosse um walkie-talkie, onde deve carregar primeiro antes de começar a conversar.

 

Outras características incluem cancelamento ativo de eco e ruído, e um ecrã que também pode ser utilizado com luvas.

O software que acompanha o Bittium Tough Mobile chama-se Bittium Secure Suite, que essencialmente acrescenta funcionalidades de encriptação à gestão do aparelho (em comunicado a Bittium gaba-se de ter recebido a certificação de segurança governamental “Finnish National Restricted Classification Level”).

 

Características do Bittium Tough Mobile

 

  • . Quad-core 2.3 GHz (Krait CPU)
  • . Android 5.1 Lollipop
  • . 2 GB de RAM
  • . 16 GB de armzenamento (com suporte para microSD)
  • . Bateria com 2430 mAh
  • . Câmara digital de 8 MP (+ 2 MP frontais)
  • . NFC

 

Mais informações aqui.