Skip to main content

EUA: Exército opta pelo GSM

Numa incrível decisão, dadas as circunstâncias, o exército norte-americano optou por equipar três quartéis, nos Estados Unidos, com sistema GSM.

O contrato de fornecimento das soluções InterWAVE, em rede GSM, será garantido pela Cell-Tel Government Systems, a qual chegou a acordo com a U.S. Army CECOM (Communications-Electronics Command). As instalações eleitas para a implementação dos sistemas (um para cada quartel) foram Fort Monmouth (Nova Jérsia), Fort Huachuca (Arizona) e Fort Bragg (Carolina do Norte).

Porventura, o que o congressista não sabia quando levantou a polémica da possível escolha do GSM para o Iraque, é que o exército norte-americano já se encontrava a desenvolver uma tecnologia revolucionária, baseada no referido sistema, com várias soluções integradas, nomeadamente a MillWave que permite utilizar plataformas de comunicações móveis entre utilizadores finais, em missões de risco.

Uma decisão que, para além de esvaziar por completo os argumentos apresentados por Darrel Issa, vem provar a força que o GSM está a ganhar em todo o mundo e em todas vertentes, caminhando para uma sólida posição de liderança no mercado dos sistemas de comunicações móveis. Para grande frustração do congressista californiano…