Skip to main content

Europa baixa preço do roaming 70%

Parlamento Europeu aprovou proposta.

Os eurodeputados propõem um custo máximo de 40 cêntimos por minuto, para as chamadas efectuadas a partir do estrangeiro, e de 15 cêntimos para as chamadas recebidas quando se está no estrangeiro.

Bruxelas considera que os operadores ganham imenso com as chamadas em roaming, cujo custo real ronda os cinco cêntimos por minuto.

A título de exemplo, numa conversação telefónica com uma duração média de quatro minutos, um cidadão francês que viaje para a Alemanha paga quatro euros, se for ele a efectuar a chamada, e entre 1,36 e 1,88 euros se se limitar a recebê-la.

Mas o cidadão alemão que visite a França pode chegar a pagar mais de cinco euros por fazer uma chamada dos mesmos quatro minutos e pagará mais de dois euros se a receber.

Além de insurgirem contra estas disparidades, os eurodeputados querem que os consumidores sejam previamente informados do preço que vão pagar, como refere Paul Rübig, o relator do projecto: «Assim que o cidadão atravessar uma fronteira, deve ser informado imediatamente por SMS das tarifas que vai pagar em roaming».

O projecto irá a votos na sessão plenária de Maio do Parlamento Europeu. Se for aprovado, será ainda discutido pelos Estados-membros na Cimeira de Junho e os operadores terão de preparar-se para o aplicar rapidamente.