Fabricantes não garantem contra humidade

Um tema quente para os amantes dos telemóveis. A humidade não é nada amiga dos telemóveis.

Os componentes electrónicos sempre tiveram uma relação difícil com a humidade. Se, por vezes, um saquinho de sílica resolve o assunto, já no caso dos telemóveis é mais difícil prevenir as más notícias. E muitas marcas parecem descartar-se das garantias quando a humidade bate à porta.

O site Wap.com publicou um ensaio sobre a resistência dos telemóveis à humidade. No topo da lista dos mais resistentes encontra-se o T39 da Ericsson, contrapondo com o mais débil de todos, o Siemens M35.

Segundo o Conselho Nacional de Queixas do Consumidor na Suécia, uma em cada cinco queixas apresentadas relativas a telemóveis estão relacionadas com a humidade. Mas ao que tudo indica, os fabricantes fogem destes casos como o diabo da cruz. Garantia para este tipo de avarias não está incluída.

Ainda segundo o mesmo site, tanto no Nokia 8210 como no Sony J5 deixaram de funcionar os teclados ao fim de 13 minutos em ambiente húmido. O Ericsson T20 bloqueou por completo ao fim de 20 minutos e com, sensivelmente, o mesmo tempo o Nokia 3330 ficou com o ecrã preto. Sensibilidades tecnológicas diferentes para um problema sensível a resolver.