Facebook e SMS baixam notas

Estudo mostra que Facebook e SMS fazem baixar as notas dos estudantes. Dados são norte-americanos mas podem aplicar-se à realidade portuguesa.

Um estudo realizado pela Universidade de Lock Haven, na Pensilvânia, denominado «A Decade of Distractions: How Multitasking Affects Student Outcomes», qualquer coisa como «Uma Década de Distrações: Como as Multitarefas Afectam o Rendimento dos Estudantes» mostra que 52% dos estudantes inquiridos costuma enviar sms ao mesmo tempo que estuda, e 34% diz utilizar o Facebook enquanto estuda.

Reynol Junco, um dos investigadores do estudo da Universidade de Lock Haven, refere que «os estudantes usam o Facebook e as mensagens de texto para socializarem com os seus pares, e recorrem ao email para comunicarem com os professores». Reynol Junco finaliza dizendo que «consideramos que as actividades sociais conduzirão a resultados menos positivos, e as actividades académicas, a resultados menos positivos».

Facebook e SMS baixam notas

O estudo acrescenta que o «multitasking» pode levar a más notas, não pelo próprio «multitasking» mas sim devido aos estudantes fazerem várias coisas ao mesmo tempo.Apesar do estudo ser realizado nos Estados Unidos, e tendo como base a realidade norte-americana, a verdade é que tanto os SMS como o Facebook estão cada vez mais presentes no mundo estudantil português.