Skip to main content

Facebook, fotografias não são apagadas de servidores

Fotografias apagadas de contas do Facebook continuam acessíveis mesmo após três anos. Problema do Facebook não é novo e persiste.

As fotografias que apaga da sua conta do Facebook continuam a estar acessíveis mesmo que tenham passado três anos após o cancelamento da sua conta na rede social de Mark Zuckerberg. Este problema já terá sido reportado anteriormente, mas Jacqui Cheng do website Ars Technica descobriu que ainda não foi resolvido.

Jacqui Cheng tentou obter explicações por parte da rede social sobre o porquê dos utilizadores apagarem fotografias e elas continuarem acessíveis anos após a eliminação das mesmas, bastando apenas ceder ao URL original da fotografia.

O Facebook respondeu ao problema dizendo que «os sistema antigos nem sempre apagam as fotografias de conteúdo levado para a web num período razoável de tempo, mesmo depois delas terem sido removidas do website».

Facebook, fotografias não são apagadas de servidores

O Facebook garantiu ainda que está a construir um novo sistema que vai apagar as fotografias de utilizadores muito mais rápido.

Já em 2009 Jacqui Cheng tinha reportado o problema do armazenamento de fotografias pelo Facebook mesmo após a sua eliminação da rede social, e que o Facebook disse «estar a trabalhar para minimizar o tempo de persistência das cópias de backup».

Jacqui Cheng revelou ainda que as suas fotografias, que já tinha apagado e continuavam acessíveis, foram apagadas depois de falar novamente com o Facebook, mas apenas as suas foram apagadas, as de outros utilizadores continuavam acessíveis.