O Windows Phone veio primeiro que o Facebook Home

O Facebook Home pode ser uma novidade para o Android, mas a forte componente social do Windows Phone já apresentava ideias que estão agora a ser promovidas pelo Facebook Home.

O Windows Phone veio primeiro que o Facebook Home

Desde que foi apresentado que o Facebook Home tem sido um dos assuntos mais debativos na Web. E porque não? A nova UI para Android da rede social de Mark Zuckerberg promete fazer de qualquer telemóvel Android um dispositivo dedicado ao Facebook, colocando a componente social em primeiro lugar. Mas será que adaptar esta ideia para o segmento mobile teve mesmo origem no Facebook?

Se olharmos para o Windows Phone – 7 e 8 – compreendemos claramente que não. É que o sistema operativo mobile da Microsoft, cuja mais recente versão foi apresentada em Outubro de 2012, já apresentava algumas das novidades que o Facebook Home pretende introduzir no Android. E antes do Windows Phone ter surgido já a Microsoft havia feito algumas experiências sociais dentro do segmento mobile com os telemóveis Kin, que se revelaram um falhanço comercial tremendo.

Isto não significa, contudo, que o Facebook Home não tenha sido uma boa ideia – de facto, mesmo que tanto no Android ou no iOS o acesso à rede social continue a ser relativamente fácil, a nova UI da empresa de Mark Zuckerberg poderá tornar esta experiência ainda mais subtil na plataforma da Google. Só não é tão original quanto isso, e a Microsoft tem razão em algumas das críticas que tem feito em relação à apresentação do Facebook Home.