Fallout Shelter para Android
O Fallout Shelter já está disponível para iOS desde Junho deste ano. Ao Android chegou em Agosto
- Lauro Lopes
- 02/09/2015
- Android, Apps, Jogos, Mobile
*Imagem: Fallout Shelter/Forbes
Free-to-play
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Jogabilidade simples
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
É um jogo acessível e divertido
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Inclui aquisições In-App, mas razoáveis
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Diálogos cómicos (entre os habitantes)
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Pode tornar-se monótono depressa
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Não é possível evitar os tutoriais em novos Vaults
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Acredite em mim quando lhe digo que não sou o maior entendido do planeta em jogos. Longe disso. No meu grupo de amigos sou talvez o único não-gamer, o que em algumas sessões de grupo significa que sou a única pessoa que não consegue compreender o que está a ser conversado.
Os meus limitados conhecimentos em jogos para telemóveis não são muito melhores. No entanto, tive a oportunidade de experimentar o recomendadíssimo Fallout Shelter para Android logo no dia em que a Bethesda – que desenvolveu o jogo – o disponibilizou. Para um non-gamer isto significa muito – podia, finalmente, falar de um jogo com alguém.
Já tinha conhecimento da mecânica do Fallout Shelter, mas nunca passei mais do que 5 minutos envolvido com a versão iOS. Foi no Android que tive a oportunidade de me dedicar a 100% ao jogo, que goza de uma excelente pontuação na Google Play (média de 4,4 estrelas em mais de meio milhão de votos).
Fallout Shelter. Android
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
Em Fallout Shelter, o jogador assume a responsabilidade de gerir e evoluir um abrigo nuclear (Vault). Para tornar isto possível, é necessário gerir não só os recursos produzidos dentro do abrigo, mas também os seus habitantes (‘dwellers’), bem como os seus níveis de felicidade (que vão influenciar a sua capacidade de produção de recursos).
Não fosse este o Fallout, o jogador também deve preparar os seus habitantes contra ameaças exteriores – sejam elas causadas por desastres, ou por invasões de Raiders.
A situação complica-se ligeiramente quando nos apercebemos de que os habitantes também podem morrer, além de terem estatísticas muito próprias – o que significa que serão mais aptos para realizar um tipo de tarefas do que outro. Dificilmente haverá algum ‘dweller’ universal, ainda que seja possível educá-los e treiná-los para melhorarem as suas estatísticas.
Para fazermos crescer o abrigo nuclear, temos duas hipóteses: fazem os dwellers procriarem entre si, ou esperar que algum forasteiro solitário venha dar com o nosso abrigo nuclear.
Jogar Fallout Shelter no Android
Imagem: Fallout Shelter/Telemoveis.com
A mecânica de evolução é muito simples: o responsável pelo abrigo nuclear tem de saber gerir os recursos que produz a favor dos seus habitantes. Por vezes é possível acelerar a produção de recursos através da opção Rush, mas muitas das vezes a pressa resulta em desastres para os habitantes (que podem traduzir-se em incêndios numa divisão específica do abrigo, ou em infestações).
O fantástico na versão Android do Fallout Shelter é que o jogador não tem de pagar para poder progredir. De facto, as acelerações que referi anteriormente são gratuitas – o único preço, de facto, são os possíveis riscos para o próprio abrigo causados pelos desastres.