• Início
  • Goodies
  • FastFlip – novo serviço do Google para folhear notícias

FastFlip – novo serviço do Google para folhear notícias

As experiências do Google para ajudar a indústria editorial a se adaptar à Web continuam. Despois de , em Abril, terem lançado o newstimeline.googlelabs.com – Timeline interactivo que apresenta resumos de notícias, depois, um sistema de pagamento que permite aos editores ganhar algum dinheiro, agora, temos o Fast Flip…

Foi ontem revelado o “Fast Flip“, numa conferência em San Francisco, o serviço permite aos utilizadores percorrer os screenshots das páginas de artigos com notícias como se estivessem a folhear os jornais.

Então, ao invés de esperar e pesquisar num site, o utilizador pode carregar todas as notícias numa só página, de forma ultra rápida, e tal qual aparecem no site original (screenshot). O Fast Flip é organizado como um site de um jornal, com separador para notícias +populares e tópicos como música, negócios, desporto etc. Os utilizadores poderão efectuar pesquisa de termos ou palavras.

Google Fast Flip MobilePara completar a oferta, foi também criada uma versão mobile, para já só para iPhone e Android, mas outras plataformas estão já a ser trabalhadas, aqui no telemóveis já testamos e ficamos fãs.

O Fast Flip também aprende com os utilizadores, uma vez que são identificados através da sua conta Google, e recomenda outras leituras sobre o mesmo tema ou relacionado.

Cerca de 30 editores já se juntaram nesta primeira fase Beta do Fast Flip, incluíndo o New York Times, o Washington Post e a Newsweek, entre outros. Poderá consultar aqui a lista completa.

A receita publicitária no Fast Flip é partilhada entre o Google e os fornecedores dos conteúdos ainda não está totalmente definida, uma vez que os anúncios actuais não são dos que produzem mais receita, mas já é bastante satisfatório para alguns meios, existe também a disposição no google de serem incluídas outras formas de anunciar desenvolvidas por terceiros.

Claramente, aqui, o mais beneficiado será o leitor, uma vez que pode ter acesso aos seus meios favoritos num só local online, e muito mais rapidamente também. No Telemoveis.com já estamos a usar!