O que é que um ‘Like’ no Facebook diz sobre nós?

Praticamente tudo o que possamos imaginar. Um estudo recente refere que, através do historial de ‘Likes’ no Facebook, é possível obter informações do foro pessoal dos utilizadores.

Quem nunca fez um ‘Like’ – ou ‘Gosto’ – no Facebook, que atire a primeira pedra. O que à partida pode parecer uma banal funcionalidade daquela que é a rede social mais popular do mundo, poderá na verdade servir um papel que vai além da simples manifestação do interesse que os utilizadores têm por algum produto ou tema – antes, poderá servir para dizer aos anunciantes a quem devem exibir a sua publicidade.

Mas que espécie de informações é que é possível retirar de um simples ‘Like’? De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge e da Microsoft Research, muitas: informações do foro pessoal que possam incluir a orientação sexual dos utilizadores ou até mesmo a sua experiência no consumo de drogas, além de crenças políticas.

O que é que um 'Like' no Facebook diz sobre nós?

Os investigadores desenvolveram um algoritmo que, através das opções Like, consegue criar perfis da personalidade dos utilizadores, conseguindo revelar detalhes íntimos sobre a sua vida. Por exemplo, este algoritmo conseguiu diferenciar homens e mulheres com uma precisão de 88%, tendo-se excedido na diferenciação entre afro-americanos e brancos com uma percentagem de 95% de precisão.

Estes dados, baseados num universo de oito mil utilizadores norte-americanos, podem ser utilizados em campanhas de marketing online. É muito fácil clicar no botão Like, é sedutor, referiu David Stillwell, co-autor do estudo. Mas não se percebe que, anos depois, todos aqueles ‘Likes’ são armazenados contra nós.

Por outro lado, se acham que este estudo nos revela um pormenor assustador sobre o Facebook então é porque ainda não viram esta tecnologia com ares de Minority Report.