O construtor automóvel norte-americano Ford vai instalar de série em três dos seus modelos um sistema de telemóvel accionado por voz, anunciou hoje um porta-voz da empresa.
A tecnologia, concebida pela Cellport Systems Inc. (Colorado), é compatível com a maioria das redes telefónicas norte-americanas, permitindo instalar qualquer modelo telefónico e accioná-lo através da voz.
O sistema, que no futuro será estendido a toda a linha da Ford, vai ser oferecido, a partir de Setembro, nos modelos 2002 do “Windsor”, “Taurus” e “Mercury Sable” e, no início do ano, no “Lincoln Continental” e “Town Car”.
A iniciativa da Ford, o segundo maior fabricante de automóveis do mundo, responde à preocupação crescente com os riscos dos condutores distraídos e a preparação de leis em alguns estados norte- americanos que vão proibir a condução enquanto se fala ao telemóvel.
A General Motors (GM) oferece já um sistema semelhante (Tecnologia OnStar), com acesso à Internet e e-mail, no modelo “Cadillac Seville”. No entanto, o telefone só pode ser usado no carro e tem um número específico.
No caso da Ford, o posto telefónico é compatível com a maioria das redes telefónicas e o aparelho pode ser accionado tanto com a voz como com as mãos, dentro e fora do automóvel.
A Ford investiu 5,8 milhões de contos na investigação e desenvolvimento da nova tecnologia, que terá para a empresa um custo adicional de 250 dólares por automóvel mais 75 dólares de instalação (cerca de 76 contos por automóvel, no total).