Fuga de dados do Facebook afectou utilizadores e não utilizadores
Utilizadores e não-utilizadores do Facebook têm uma coisa em comum: podem ver os seus dados comprometidos em potenciais fugas da rede social, mesmo que nunca tenham criado um perfil no Facebook.
- Lauro Lopes
- 02/07/2013
- Facebook, Social Media

Existem dois tipos de pessoas neste mundo: as que usam o Facebook e as que não usam a rede social de Mark Zuckerberg. Mas há algo que une estes dois grupos tão distintos – ambas podem ser igualmente afectadas pelas fugas de dados decorrentes na rede social, quer sejam utilizadores ou não.
Na mais recente fuga de dados do Facebook, a qual terá alegadamente atingido proporções massivas, terão sido divulgados dados de milhões de utilizadores seus, mas também de dados relativos a não-utilizadores da rede social.
Afinal o problema é mais grave do que se pensa
A Packet Storm, uma empresa especializada em segurança informática, acusou o Facebook de ter minimizado o problema. ‘À medida que mil milhões de utilizadores realizam o upload dos seus contactos, conhecidos dentro e fora do Facebook, eles ficam armazenados e relacionados com o perfil desses utilizadores‘, afirma a empresa. ‘A rede pode ter endereços de e-mail e números de telefone de milhões de cibernautas, utilizadores do Facebook ou não‘.
Ou seja, por outras palavras, o bug alegadamente espalhou dados dos dez primeiros conhecidos de cada utilizador na rede social, não se limitando apenas a contactos de utilizadores com perfil, mas incluindo também amigos seus. O Facebook, que terá contactado 6 milhões de utilizadores potencialmente atingidos pelo problema, afirmou que o problema já foi resolvido.