• Início
  • Mobile
  • Ganhar dinheiro a vender telemóveis? Só a Apple e a Samsung

Ganhar dinheiro a vender telemóveis? Só a Apple e a Samsung

A Apple e a Samsung, juntas, representam praticamente 100% dos lucros obtidos nesta indústria. Isto significa que não há mais empresas no mercado a lucrarem com a venda de telemóveis.

É um facto que existem vários players dentro do mercado dos telemóveis, mas será que o mercado é benéfico para tanta oferta? Aparentemente não, segundo a CNET e a julgar pelos dados divulgados pelos analistas da Canacord Genuity. É que só existem dois nomes importantes a lucrar dentro do mercado dos telemóveis e eles são a Apple e a Samsung, uma tendência que se tem vindo a acentuar desde o 2010 e que foi particularmente notável em 2011, ano em que a Apple e a Samsung já exerciam um aparente domínio nos lucros do mercado.

Ganhar dinheiro a vender telemóveis? Só a Apple e a Samsung

Segundo os dados divulgados pelo estudo, as duas empresas juntas ficaram com praticamente todos os lucros de operações da indústria durante o primeiro trimestre de 2013 – o que significa que este é um negócio que não está a compensar a mais nenhuma empresa a não ser à Apple e à Samsung. E quando os analistas da Canacord Genuity dizem ‘todos os lucros’, eles estão literalmente a falar que as duas empresas juntas foram responsáveis por gerar 100% dos lucros obtidos neste mercado.

Este também continua a ser um mercado mais lucrativo para a Apple do que para a Samsung: a empresa da maçã foi responsável por 57% dos lucros gerados na indústria durante o primeiro trimestre de 2013, com os restantes 43% a pertencerem à Samsung. Estes dados são indicadores de dois pormenores interessantes: o primeiro é que a Apple, mesmo vendendo menos unidades que a Samsung, continua a gerar a maior parte dos lucros; a segunda é que isto é sinónimo da sempre crescente popularidade da Samsung, especialmente se tivermos em conta que no quarto trimestre fiscal de 2012 esta diferença entre as duas empresas era mais significativa, com a Apple a possuir 72% dos lucros obtidos em toda a indústria.