Ganhar dinheiro a vender telemóveis? Só a Apple e a Samsung
A Apple e a Samsung, juntas, representam praticamente 100% dos lucros obtidos nesta indústria. Isto significa que não há mais empresas no mercado a lucrarem com a venda de telemóveis.
- Lauro Lopes
- 07/05/2013
- Mobile, Samsung, Tecnologia
É um facto que existem vários players dentro do mercado dos telemóveis, mas será que o mercado é benéfico para tanta oferta? Aparentemente não, segundo a CNET e a julgar pelos dados divulgados pelos analistas da Canacord Genuity. É que só existem dois nomes importantes a lucrar dentro do mercado dos telemóveis e eles são a Apple e a Samsung, uma tendência que se tem vindo a acentuar desde o 2010 e que foi particularmente notável em 2011, ano em que a Apple e a Samsung já exerciam um aparente domínio nos lucros do mercado.
Segundo os dados divulgados pelo estudo, as duas empresas juntas ficaram com praticamente todos os lucros de operações da indústria durante o primeiro trimestre de 2013 – o que significa que este é um negócio que não está a compensar a mais nenhuma empresa a não ser à Apple e à Samsung. E quando os analistas da Canacord Genuity dizem ‘todos os lucros’, eles estão literalmente a falar que as duas empresas juntas foram responsáveis por gerar 100% dos lucros obtidos neste mercado.
Este também continua a ser um mercado mais lucrativo para a Apple do que para a Samsung: a empresa da maçã foi responsável por 57% dos lucros gerados na indústria durante o primeiro trimestre de 2013, com os restantes 43% a pertencerem à Samsung. Estes dados são indicadores de dois pormenores interessantes: o primeiro é que a Apple, mesmo vendendo menos unidades que a Samsung, continua a gerar a maior parte dos lucros; a segunda é que isto é sinónimo da sempre crescente popularidade da Samsung, especialmente se tivermos em conta que no quarto trimestre fiscal de 2012 esta diferença entre as duas empresas era mais significativa, com a Apple a possuir 72% dos lucros obtidos em toda a indústria.