Ganhar dinheiro com o Pokémon Go? Sim, é possível
Todos ficam felizes com o Pokémon Go.
- Lauro Lopes
- 22/07/2016
- Android, Apple, Apps, Mobile

Foto: Flickr/Malakai Rodier
Drumheller, Canadá. A capital mundial dos dinossauros é também o local onde Evan Mcintosh opera o seu negócio, diz um artigo da Polygon.
Há duas semanas que Evan reúne o departamento de marketing para discutir a grande tendência da atualidade – o Pokémon Go.
“O Pokémon abraçou a aventura, viagem e turismo. Mas esta nova abordagem – onde a descoberta e a exploração são o coração da experiência – fez-me perceber que isto é tudo aquilo que representa o Pokémon, especificamente o Go“.
Porquê reunir um departamento de marketing para discutir monstros digitais?
Porque a nova febre são boas notícias para negócios de turismo, hotelaria e restauração.
“O potencial para patrocinar e promover uma PokéStop, a juntar aos [pokémons] que já aparecem na minha propriedade, deixou-me interessado; [mas] eu estaria ainda mais interessado se pudesse pagar por pokémons específicos, como o Omanyte, para aparecerem no meu negócio“.
O Omanyte é um pokémon fóssil, e Evan gere um negócio inspirado em fósseis.
Como transformar pokémons em dinheiro?
#1. Ofereça novas experiências aos utilizadores da aplicação. Os jogadores de Pokémon Go vão explorar novos locais e destinos em busca de novos pokémons. Porque não incluir o seu projeto?
#2. Patrocine ou promova uma PokéStop. Estar perto de uma PokéStop ‘obriga’ os jogadores a passarem pelos negócios (já são mais de 10 milhões só no Android). Quanto mais jogadores atrair, mais oportunidades de negócio cria. Mas não exagere.
#3. Instale um ‘Lure’ nas PokéStops perto de si. “Um ‘lure’ é uma espécie de incenso que atrai Pokémons adicionais durante um período limitado de tempo“.
“Em poucos minutos, uma enchente de jovens de 20-e-poucos-anos entraram na minha propriedade para apanhar os Pokémons que atraí. A maioria não se conhecia e mantivemos uma boa conversa sobre o tema, sobre o meu negócio e sobre eles. Além disso gastaram bom dinheiro em souvenirs da nossa loja“.
Uma justificação para divulgar negócios
O Pokémon Go não é apenas uma moda – é também uma oportunidade de dar a conhecer negócios.
“O ‘lure’ que mencionei anteriormente atraiu três habitantes locais ao meu negócio. Nunca tinham visitado a minha atração nos oito anos em que estive operacional. [Mas] saíram com novos pokémons e conhecimentos”.
Os jogadores precisavam de um incentivo para visitar uma nova localização. Havendo uma recompensa, mesmo que pequena, facilmente abandonam a rotina para visitar um novo local.
“Enquanto profissional de marketing, estou a falar com a minha equipa sobre como tirar partido do Pokémon Go. Deveríamos usar lures para ‘acelerar’ o negócio? Será que podemos oferecer descontos a todos os jogadores que apanharem pokémons na nossa localização”?
As possibilidades vão além do jogo em si.
—
E porque não? Aproveite, passe pelos nossos Usados e veja o que os nossos anunciantes têm na manga. Compre/venda o seu telemóvel no sítio certo.