Skip to main content

GoodBarber. Cria a tua própria aplicação

Chama-se GoodBarber e é uma plataforma que permite a criação rápida de aplicações para smartphones.


O serviço, que recentemente foi actualizado para a versão 3.5, suporta a criação de aplicações nativas para iPhone e Android, mas também para Web.

Para criar a sua própria aplicação o utilizador deve seguir três passos-chave: escolher o design mais apropriado para a sua app, adicionar o conteúdo e publicá-la na respectiva loja de aplicações. A empresa tem disponíveis diversos pacotes para criação de aplicações, com preços que começam nos 16 euros.

navigation menu

templates

No que ao design diz respeito, a GoodBarber disponibiliza mais de 50 templates diferentes, as quais podem ser personalizadas com recurso a opções avançadas. Já o conteúdo pode ser adicionado através de uma plataforma de mCMS (Mobile Content Management System), um sistema para gestão de conteúdos em dispositivos móveis.

O último passo passa por publicar a aplicação na App Store ou na Google Play, embora aqui a sua aprovação esteja directamente dependente das políticas de cada loja online.

 

live plus add on

back office add ons

Manter uma aplicação

O primeiro passo será mesmo o mais simples. O trabalho do utilizador virá depois, quando tiver que manter a sua aplicação actualizada. Para garantir que o processo se mantém flexível a GoodBarber também disponibiliza ferramentas de publicidade e promoção da app (via push notifications).

O serviço é direccionado para utilizadores sem qualquer experiência em programação, mas com interesse em entrar no mercado das aplicações móveis. Neste aspecto a GoodBarber facilita todo o processo de desenvolvimento, permitindo que o utilizador decida aspectos-chave como o aspecto e o conteúdo da sua própria app.

Os utilizadores que quiserem opções de personalização mais avançadas poderão fazê-lo com recurso a Add-Ons disponíveis na nova loja online da empresa.

Funcionalidades da GoodBarber

Entre as múltiplas funcionalidades disponíveis, destacamos o serviço avançado de gestão de conteúdo, que permitirá simplificar o processo de gestão do conteúdo da app, ou ainda o serviço live plus que possibilita um broadcasting avançado de livestreaming tanto para rádios como para televisões online.

Uma forma simples de descrever a aplicação foi-nos dada por Lesia Pietri, gestora do projecto: «o grande objectivo da (versão) 3.5 é dar aos utilizadores um caminho mais simples para construir a app, orientado o user, passo a passo, no processo de criação com a possibilidade de recorrer a várias funcionalidades».