O sistema operativo móvel da Google é não só considerado como a interface mais utilizada globalmente no âmbito mobile, como também a mais passível de ser “atacada” por mentes mais mal intencionadas.
Recentemente foi descoberta uma vulnerabilidade que afecta desde a versão Android 2.2 até versões mais recentes, a que se chama de “Stagefright”. Esta vulnerabilidade permite aos atacantes invadirem um smartphone e realizar acções aleatórias através da injecção código, tudo feito de forma remota. Contudo, felizmente já existe uma resolução que está a ser actualmente distribuída por várias fabricantes sob a forma de updates de segurança.
De forma a impedir mais situações similares no futuro, a Google anunciou que irá, de futuro, garantir updates de segurança mensais para toda a linha Nexus, em adição às actualizações comuns. A distribuição já iniciou o seu percurso para toda a gama e, de acordo com a Google, os equipamento Nexus irão receber os updates mensais «até três anos após a disponibilização inicial, ou 18 meses depois da última venda do equipamento através da Google Store».
Em simultâneo, a Samsung que é considerada a maior fabricante com equipamentos Android, também se comprometeu a implementar um novo processo de udpdates de segurança para os seus equipamentos. À semelhança da Google, as actualizações chegarão mensalmente.
A gigante sul-coreana já se encontra a produzir um patch para o acima mencionado bug “Stagefright”, contudo, planeia desenvolver um pouco mais o processo de forma a que a actualização seja feita no timing certo.