*Artigo publicado também no iOnline
A relação amor-ódio entre a entidade que representa os jornais espanhóis e o serviço da Google, contudo, parece ainda não ter terminado.
Depois de ter exercido pressão sobre a Google para que esta pagasse aos jornais uma taxa pelos conteúdos publicados, o que motivou a decisão de encerrar o Google News em Espanha, a AEDE parece agora querer que o serviço reconsidere a sua medida.
A AEDE afirma que a posição dominante da Google naquele sector poderia, caso venha a encerrar definitivamente, apresentar um impacto negativo na indústria.
Apesar desta reviravolta, não se espera que as motivações que levaram a associação espanhola a mudar de opinião coincidam com a perspectiva da Google – mesmo havendo vontade da organização que representa os jornais espanhóis de continuar com as negociações, a Google considera que a nova legislação espanhola (que entra em vigor a 1 de Janeiro de 2015) é insustentável, já que o Google News não gera receitas.
A nova legislação, que implicaria que a Google pagasse uma compensação por cada conteúdo listado no serviço, foi aprovada em Outubro deste ano.