Google Nexus 7: review
Lê a nossa review ao Google Nexus 7 e descobre se este tablet Android Jelly Bean está à altura do seu principal concorrente: o Apple iPad!
- Lauro Lopes
- 05/12/2012
- Android, Mobile

Podem ler aqui a nossa review ao tablet Android da Asus, o Google Nexus 7!
Google Nexus 7: vale a pena adquirir este tablet Android? Está à altura de concorrentes como o Apple iPad ou o iPad mini? Antes de respondermos a estas perguntas eis o que deves saber sobre o tablet da Google e da Asus: o Google Nexus 7 quer oferecer muito por muito pouco, ou seja, é um tablet Android Jelly Bean (4.2) com especificações técnicas de topo aliadas a um preço bem mais acessível que muitos dos tablets da concorrência.
E este é o seu ponto forte: combinar acessibilidade (de preço) com qualidade. Os factos: o feedback em relação ao Nexus 7 tem sido bastante positivo. E agora vamos saber porquê.
Google Nexus 7 Specs: Corre Android 4.2 Jelly Bean; Tem um ecrã de 7 polegadas com uma óptima resolução (800 x 1280) e uma interessante densidade de píxeis (216 ppi); Está disponível com 16 GB ou 32 GB de espaço de armazenamento; Só apresenta uma câmara frontal de 1.2 MP com suporte para gravação de vídeos em HD (720p); Vem equipado com um processador quad-core de 1.2 GHz.
O Google Nexus 7 alia hardware potente com um preço ridiculamente acessível quando comparado a tablets populares como o Apple iPad mini ou o Samsung Galaxy Note. Para termos uma ideia: a versão que testámos do Google Nexus 7 apresenta 32 GB de espaço de armazenamento e encontra-se disponível em várias cadeias de retalho por €249,00, que é um preço bastante inferior aos praticados nos concorrentes anteriormente mencionados.
Como é que a Google e a Asus o conseguiram? Bem, tiveram que fazer cortes necessários em características que acharam ser pouco importantes/úteis para os utilizadores. Uma delas é a câmara digital, que no Google Nexus 7 só está disponível enquanto câmara frontal. E a verdade é que faz todo o sentido.
Quem é que utiliza o tablet como câmara digital? Nós não conhecemos ninguém que o faça com muita frequência. E entre utilizar um dispositivo de 7 polegadas e um de 4/5 polegadas, a segunda opção é-nos muito mais prática. E isto se tivermos em conta que um tablet de 7 polegadas é bem mais prático do que um de 10.1 polegadas – segmento onde abundam câmaras digitais relativamente ‘bem fornecidas’ e que contribuem para os preços elevados dos mesmos.
E por falarmos em 7 polegadas, será que este é o tamanho ideal para um tablet?
Design do Google Nexus 7: É importante esclarecermos que o design de um dispositivo é influenciado por três factores: qualidade de construção, funcionalidade e opinião. A primeira tem sido relativamente criticada por ter um aspecto pouco ‘premium’, mas de que serviria termos um tablet ‘bonitinho’ se este não fosse funcional?
O Google Nexus 7 é muito user friendly em termos de funcionalidade e a quase ausência de botões físicos é um dos motivos: elimina a necessidade de corrermos atrás deles com os dedos. E apesar de ser um tablet pequeno é quase obrigatório que utilizemos as duas mãos para tirarmos total proveito do que tem para oferecer.
Na verdade a vantagem do seu tamanho está no facto de tornar o Google Nexus 7 mais ‘móvel’ do que um tablet de 10.1 polegadas, sem descartar a experiência de utilização: as 7 polegadas do ecrã são o tamanho ideal para ‘teclarmos’ confortavelmente com as duas mãos enquanto respondemos a um e-mail ou escrevemos num processador de texto. E também permitem obter uma boa experiência Web ou a ver vídeos em alta definição – que claro, é sempre superior em ecrãs maiores. Mas quem é que quer andar sempre com um ‘tijolo’ atrás? Nós não.
A ausência de suporte para expansão de memória, contudo, é quase um ‘pecado’: E se 32 GB são espaço mais do que suficiente para um dispositivo com estas capacidades, preferimos ‘ter e não precisar’ do que nos confrontarmos com uma situação em que ‘precisemos mas não temos’.
E por último a nossa opinião: nós somos fãs do look do Google Nexus 7. Garantidamente não tem o charme nem o appeal de tablets como o iPad mini, mas está longe de ser um tablet horrível. Olhamos para o Google Nexus 7 como um tablet que transpira solidez e durabilidade, e se o design traduzir isso em prol da estética, por nós tanto melhor.
Android 4.2 Jelly Bean e Performance: O Google Nexus 7 foi lançado no mercado com Android 4.1, mas já é possível encontrar no mercado versões com Android 4.2 de origem. Foi o caso deste modelo que analisámos.
Também foi com algum receio que o experimentámos: o feedback em relação à mais recente versão do sistema operativo da Google está longe de ser tão positivo como o que o Android 4.1 obteve. Chegaram-nos inúmeros relatos de bugs nesta nova versão do Android que afectam a performance do Nexus 7 e isso preocupou-nos – será que tínhamos razão para tal?
O Android 4.2 continua a ser Jelly Bean e, infelizmente, não tivemos oportunidade de testar ainda nenhum dispositivo com Android 4.1 – pelo que não poderemos tecer comparações para já. Mas eis o que sabemos: em termos de performance, o Google Nexus 7 é extremamente fluido e parece-nos colmatar uma falha que detectámos em alguns dispositivos Android 4.0 ICS.
Supomos que estejas a considerar adquirir um Google Nexus 7 – a autonomia da bateria poderá ser o aspecto mais ‘negativo’ que irás encontrar. Este tablet Android tem uma bateria de 4325 mAh, o que à partida lhe garante uma autonomia bastante razoável: estamos a falar de dois dias se a sua utilização for contida. Mas sabemos que isso não irá acontecer durante os primeiros tempos de utilização.
A tendência é para ficarmos viciados no Google Nexus 7, ou seja, iremos utilizá-lo por tudo e por nada: navegar na Web; ver filmes; correr aplicações; jogar; ler e-books. E se este é o aspecto mais atraente neste tablet Android, que sem dúvida alguma é extremamente positivo, por outro lado só iremos conseguir tirar proveito dele durante 7 horas (em situações de utilização intensiva). Resta-nos tentar aliviar a situação através de soluções de poupança de energia. E aguardar que a Google consiga fazer milagres e optimizar ainda mais os consumos numa futura tentativa!
Veredicto: O Google Nexus 7 tem os seus prós e contras, mas definitivamente achámos mais aspectos favoráveis do que negativos. Se tivéssemos que o resumir por poucas palavras seria algo como: é a melhor combinação preço/qualidade/acessibilidade que podemos encontrar actualmente no mercado português e nós próprios estamos a considerar adquirir um num futuro próximo. Porquê? Porque oferece inúmeras possibilidades em termos de entretenimento e é isso que nós procuramos num dispositivo deste género.
O que pensas deste tablet? Deixa-nos um feedback com a tua opinião!