Skip to main content

Google Pixel 7a: a união de um bom desempenho com um preço acessível

Boas notícias! Os telemóveis Google já fazem parte da oferta de produtos em Portugal e os primeiros a chegarem ao nosso território foram os telemóveis recentemente lançados, os Pixel 8 e Pixel 8 Pro. O Pixel 7a também já pode ser comprado por cá e é desse que vamos falar neste conteúdo.Este telemóvel da Google […]

Boas notícias! Os telemóveis Google já fazem parte da oferta de produtos em Portugal e os primeiros a chegarem ao nosso território foram os telemóveis recentemente lançados, os Pixel 8 e Pixel 8 Pro. O Pixel 7a também já pode ser comprado por cá e é desse que vamos falar neste conteúdo.
Este telemóvel da Google foi lançado em 2023 e é considerado por muitos uma boa aposta na casa dos 500€. Mas valerá a pena comprar este modelo ou o melhor será investir um pouco mais e comprar os Pixel 8 ou 8 Pro? Por aqui testamos o Pixel 7a durante uma semana e tiramos as nossas conclusões.

Unboxing e especificações do Pixel 7a

A caixa deste modelo da Google é simples e muito semelhante aos outros modelos da marca. Assim que se abre a caixa, deparamo-nos logo com o telemóvel e só depois encontramos as restantes peças que o acompanham.
Além do telemóvel, a embalagem tem o manual de utilizador, um cabo USB-C para USB-C, um adaptador e o acessório usado para colocar o cartão. Como já seria de esperar, o Pixel 7a veio sem forma de carregar, mas falaremos um pouco mais sobre isso à frente.
Passando para o telemóvel, o modelo da Google tem as seguintes especificações:

  • Processador: Tensor G2
  • Ecrã: AMOLED, 60-90 Hz, 6,1 polegadas, 1080x2400p
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmaras: 64 MP (câmara principal), 13 MP (ultrawide), 13 MP (frontal)
  • Bateria: 4385 mAh, 18 W (com fios) e 7,5 W (sem fios)
  • Certificação: IP67

Pontos a favor do Google Pixel 7a

1. Ecrã melhorado

A maior alteração do Pixel 7a em comparação com o modelo anterior é a sua taxa de atualização de até 90 Hz (pode ficar, no entanto, pelos 60 Hz). Nós ficamos muito surpreendidos com a fluidez que o telemóvel apresentou e acreditamos que irá satisfazer até os utilizadores mais exigentes.
O telemóvel também tem uma boa luminosidade e brilho e não tivemos grande dificuldade em o usar no sol.
Para concluir este ponto, o Pixel 7a é uma boa compra tanto para quem gosta de jogar, como para quem apenas consome conteúdo multimédia graças à sua resolução Full HD+.

2. Design e construção

Na nossa opinião, apesar de ser um modelo mais económico da Google, este é um dos telemóveis mais bem construídos tendo em conta o preço. O telemóvel é robusto, os botões têm um bom clique (um ponto que até nos deixou surpreendidos quando em comparação com outras marcas) e a proteção de ecrã é Gorilla Glass 3 (muito resistente a quedas!).
A nível de design, alguns pormenores podem não ser do agrado dos usuários, como é o caso da estrutura mais retangular. Mas, como tudo, esta é uma questão de preferência e é fácil até nos esquecermos dessas e outras questões menores.

3. Certificação IP67

Gosta de tirar fotografias debaixo de água? Este é o telemóvel certo! O modelo tem certificação IP67 que, de uma forma resumida, significa que o telemóvel é resistente à água até certo ponto.
Para que entenda melhor, o número 6 é o nível de proteção do telemóvel contra poeiras numa escala de 0 a 6, enquanto que o número 7 é a proteção contra a água numa escala que vai de 0 a 9. Apesar de não estar na escala máxima, já dá uma boa proteção!
Lembrando que existe uma proteção um pouco melhor, a IP68, que, atualmente, é a melhor do mercado.

4. Um bom desempenho

Claro que o Google Pixel 8 e a sua versão Pro têm um melhor desempenho, mas tendo em conta o preço deste modelo, ficamos satisfeitos com o desempenho. Para tarefas diárias, o modelo é excelente, para gaming, depende.

Imagem do Google Pixel 7a, Genshin Impact, qualidade dos gráficos alta

Experimentamos alguns jogos, como o Genshin Impact por ser um dos mais pesados, e ficamos satisfeitos com o resultado. Lembrando que este modelo tem o processador Tensor G2, então não se espera um resultado tão impressionante quanto em outros modelos ao usar os gráficos no máximo, mas sinceramente jogamos algumas horas e ficamos satisfeitos com o resultado.
Agora se gosta de jogos um pouco menos pesados, como o Pokémon GO ou outros no mesmo nível, vai ficar muito satisfeito com esta compra.
Ah, e claro, não esquecer de ativar os 90Hz para uma melhor experiência. Lembrando, no entanto, que a consequência é menos autonomia.

5. Bons recursos

Imagem Pixel 7a: dicas Pixel

O Pixel 7a deixa tudo bem claro e quer que o utilizador tire o máximo partido deste telemóvel e por isso criou o “Dicas Pixel” às quais tem acesso a partir de qualquer lugar. Neste recurso encontra dicas básicas, funcionalidades inteligentes, dicas de navegação, personalização e segurança e muito mais.

Imagem Pixel 7a: urgências + deteção de segurança

Outra funcionalidade é o “Urgências” que o pode ajudar em situações de urgência SOS, deteção de acidentes de automóvel e alertas de crise. Para que tenha uma ideia, é possível que o telemóvel envie uma notificação de segurança na qual tem de informar que está bem, caso contrário a partilha de emergência começa em alguns segundos. Isto só mostra a preocupação que a marca tem para com os seus utilizadores.
Além disso, em teoria, o seu novo smartphone terá suporte até 2028.

6. Excelentes câmaras

Fotografia panorâmica capturada com o Pixel 7a

A nível de câmaras, o Pixel 7a foi melhorado em relação ao seu modelo anterior. A sua câmara principal é de 64 MP o que garante fotografias com uma excelente resolução. Mas, mais importante, são os recursos deste smartphone em questões de fotografias.

Imagem Pixel 7a: algumas funções de fotos

Pode-se usar o modo noturno (que é muito bom, diga-se de passagem), o recurso melhor foto (onde o Google inclui um breve vídeo para capturar mais do momento e ainda sugere enquadramentos que vale a pena guardar), o Apagador Mágico (para apagar objetos do fundo da imagem) e até mudar a luz e temperatura da foto.

7. Melhor som para a faixa de preço

E, para concluir, não podíamos deixar passar o que mais nos surpreendeu neste smartphone: o som. Tanto em altifalante como em chamada, o áudio apresenta poucas distorções e é possível ouvir música ou a pessoa do outro lado com clareza.
O ponto negativo, que também já se estaria à espera, é não ter entrada para jack 3,5 mm, mas já não é novidade nos dias de hoje. No entanto, se já se adapta aos bluetooth, temos boas notícias: o telemóvel vem com o Bluetooth 5.3 para uma melhor ligação.

Pontos menos favoráveis do Google Pixel 7a

1. Sem carregador

A Google começou a vender os seus smartphones sem carregadores, sendo que este modelo traz apenas um cabo USB-C para USB-C e um adaptador para ligar o cabo ao telemóvel. Para quem já tem uma tomada que carregue por USB-C ou um carregador que tenha essa entrada, esta alteração não será um problema, mas para quem isto é uma novidade, recomendamos que compre, também, um carregador.
Apesar de estar nos pontos menos favoráveis, não o vemos como uma desvantagem na compra do telemóvel, mas sim como um aviso para que invista também numa forma de carregar o seu novo smartphone.

2. Bateria deixa um pouco a desejar

A bateria também é um ponto que nos deixou um pouco desapontados já que se usar o telemóvel com alguma frequência e puxarmos demasiado por ele, podemos não conseguir ter bateria para o dia inteiro. Mas, para quem usa o telemóvel no dia-a-dia, não deverá ter quaisquer problemas com bateria.
O carregamento rápido também pode resolver esta questão já que alguns minutos chegam para ter o telemóvel funcional novamente.

3. Apenas um slot de cartão disponível

Para concluir, este modelo da Google suporta apenas um cartão SIM. Mas boas notícias, é possível usar o serviço eSIM que está explicado em mais pormenor nesta página de suporte da Google.

Como é óbvio, o Pixel 7a tem várias limitações, o que seria de esperar de um telemóvel de 500€. Mas, por este preço, o Pixel 7a é uma das melhores apostas e acreditamos que não vai ficar desiludido. Para sermos sinceros, nós não ficamos.