Google remove 21 apps com malware

Google retirou 21 aplicações com malware do Android Market.

A Google retirou 21 aplicações com malware do Android Market, após ter sido alertada sobre a presença de um Trojan backdoor rootkit, malware que permite ganhar acesso root e aceder a várias informações (IMEI, MSI, ID do produto, modelo, parceiro, língua, país, ID do utilizador, entre outros).

De acordo com a gigante norte-americana, as aplicações foram descarregadas por mais de 50 mil utilizadores após um hacker ter copiado jogos conhecidos, inserido o código malicioso e republicado os jogos com nomes diferentes. O hacker aproveitou uma falha do sistema rageagainsthecage que permite obter acesso root ao sistema (de administrador), permitindo que a aplicação controle o smartphone.

A Google retirou imediatamente as aplicações do Android Market e dos telemóveis infectados (de forma automática), recomendando aos utilizadores que descarregaram as apps um “full system wipe”, ou seja, que reinstalem e reconfigurem o smartphone (configurações < privacidade < reset) em vez de optar por um backup – que poderia salvar o malware também.

Esta falha não é encontrada em versões Android 2.2.2 ou mais recentes, como Gingerbread. Quanto ao Android Market, ainda não é 100% seguro – o hacker pode recorrer a um login diferente e voltar a publicar aplicações.

A lista de aplicações infectadas:

Falling Down
Super Guitar Solo
Super History Eraser
Photo Editor
Super Ringtone Maker
Super Sex Positions
Hot Sexy Videos
Chess
下坠滚球_Falldown
Hilton Sex Sound
Screaming Sexy Japanese Girls
Falling Ball Dodge
Scientific Calculator
Dice Roller
躲避弹球
Advanced Currency Converter
App Uninstaller
几何战机_PewPew
Funny Paint
Spider Man
蜘蛛侠

Fonte: Blog do Android