O operador de redes móveis Grupo 3G, a operar no mercado alemão, anunciou ter celebrado acordos de partilha de redes capazes de cortarem em sessenta porcento os custos previstos para o lançamento dos serviços de terceira geração.
De acordo com o Financial Times, o Grupo 3G, participado pela espanhola Telefónica e pela italiana Sonera, é o único operador no mercado alemão sem uma rede própria ou uma base de clientes sobre a qual de antemão possa trabalhar.
Segundo um acordo bianual, o Grupo 3G afirma que poupará 40 porcento do seu investimento inicial planeado na consolidação da rede e em capital ao longo dos próximos dez anos. O dinheiro poupado pode subir até 50% com a extensão do acordo a um prazo de três anos e a 60 porcento se extensível aos serviços GSM e GPRS.
A Telefonica, no entanto, recusou-se a nomear o ou os parceiros com quem o acordo terá sido firmado, embora, segundo o Financial Times, circulem rumores de que a Telefonica manteve conversações com a E-Plus e a Royal KPN alemã – com quem, aliás, já tem acordos de roaming para a rede GSM.